Perfume de rosas melhora aprendizado em 30%, diz estudo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Perfume de rosas melhora aprendizado em 30%, diz estudo
Foto: reprodução|

As rosas não servem só pra embelezar o ambiente. Elas também ajudam na aprendizagem.

De acordo com um novo e extenso estudo de sono em laboratório, pesquisadores alemães descobriram que os cheiros têm um efeito favorável no sucesso da aprendizagem, quando apresentados durante o sono.

Pesquisadores do Centro Médico da Universidade de Freiburg-Medical, do Instituto Freiburg para Áreas Fronteiriças de Psicologia e Saúde Mental (IGPP) e da Faculdade de Biologia da Universidade de Freiburg demonstraram que esse efeito também pode ser alcançado com muita facilidade fora do laboratório.

Para o estudo, os alunos de duas turmas da escola aprenderam vocabulário em inglês, com e sem perfume, durante o período de aprendizado e também à noite.

Resultado: os alunos se lembraram mais do vocabulário, com um perfume.

O estudo foi publicado no periódico Scientific Reports da Nature Group, no início desta semana.

“Mostramos que o efeito de apoio das fragrâncias funciona de maneira muito confiável na vida cotidiana e pode ser usado de maneira direcionada”, disse o líder do estudo, Dr. Jürgen Kornmeier, chefe do Grupo de Pesquisa em Percepção e Cognição do IGPP de Freiburg e cientista da o Departamento de Psiquiatria e Psicoterapia da Universidade de Freiburg.

Experiências

A professora Franziska Neumann realizou várias experiências com 54 alunos de duas turmas da 6ª série de uma escola no sul da Alemanha.

Os jovens participantes do grupo de teste foram convidados a colocar palitos de incenso com perfume de rosa em suas mesas em casa enquanto aprendiam o vocabulário em inglês e na mesa de cabeceira ao lado da cama à noite.

Em outro experimento, eles também colocaram os palitos de incenso na mesa, ao lado deles, durante um teste de vocabulário na escola a longo de um teste de inglês.

Os resultados foram comparados com os dos testes nos quais não foram utilizados palitos de incenso, durante uma ou mais fases.

“Os alunos mostraram um aumento significativo no sucesso da aprendizagem em cerca de 30% quando os incensos de rosa foram usados durante as fases de aprendizado e sono”, diz Neumann.

Os resultados também sugerem que o uso adicional dos incensos durante o teste de vocabulário promove a memória.

Durante o sono

“Uma descoberta particular, além do estudo inicial, foi que a fragrância também funciona quando está presente a noite toda”, diz Kornmeier. “Isso torna as descobertas adequadas para o uso diário”.

Como essa fase do sono precisa ser determinada pela atividade cerebral através de um eletroencefalograma (EEG) no laboratório do sono, esse achado não foi adequado para o uso diário.

“Nosso estudo mostra que podemos facilitar o aprendizado durante o sono. E quem teria pensado que nosso nariz poderia ajudar consideravelmente nisso?”, questionou Kornmeier.

Reproduzido da Universidade de Freiburg – Centro Médico e GNN

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no Facebook, TwitterInstagram e Youtube