Australianos testam vacina pra tuberculose contra coronavírus

Foto: reprodução Daily Mail|Foto: reprodução Daily Mail
Foto: reprodução Daily Mail|Foto: reprodução Daily Mail

Vacina contra tuberculose será testada em 4.000 profissionais de saúde na Austrália para ver se ela pode melhorar o sistema imunológico e ajudar as pessoas a combater o coronavírus.

A vacina Bacillus Calmette-Guérin, BCG, é usada para dar imunidade às crianças contra a tuberculose – uma infecção bacteriana, mas é conhecida por ter outros benefícios.

A análise está sendo feita por pesquisadores do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch, em Melbourne. Testes anteriores descobriram que as pessoas imunizadas com a BCG melhoram as respostas imunes e ficaram mais capazes de se proteger de várias infecções.

Esses chamados “efeitos fora do alvo” incluem proteção aprimorada contra doenças respiratórias e foram reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Reduzir gravidade 

Agora, os cientistas estão implantando a vacina em milhares de pessoas para ver se ela oferece proteção extra contra o SARS-CoV-2 e reduz a gravidade dos sintomas do COVID-19.

O teste com 4 mil profissionais vai envolver vários hospitais do país.

Até o momento, a Austrália registrou quase 3.000 casos e 13 mortes, com o número global de infecções chegando a meio milhão.

Testes semelhantes estão sendo conduzidos em outros países, incluindo Holanda, Alemanha e Reino Unido.

‘Os pesquisadores médicos australianos têm reputação de conduzir ensaios rigorosos e inovadores. Este estudo permitirá que a eficácia da vacina contra os sintomas do COVID-19 seja testada adequadamente e pode ajudar a salvar a vida de nossos heróicos profissionais de saúde da linha de frente”, disse a professora Kathryn North AC, diretora do Instituto de Pesquisa Infantil Murdoch.

Com informações do Daily Mail

Espalhe notícia boa nas suas redes sociais. Siga o SNB no: