Peixe, carne e cereais ajudam na recuperação contra covid: estudo

A Taxa de recuperação de covid-19 está ligada a uma alimentação rica, com maior consumo de selênio, ou seja, comer peixes, carnes e cereais.
Foi o que descobriu uma equipe da Universidade de Surrey, na Inglaterra, que fez a comparação entre as pessoas recuperadas na China e o que elas consumiam.
No estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, os pesquisadores liderados por Margaret Rayman, professora de medicina da Universidade de Surrey, se propuseram a investigar a relação entre os níveis de selênio de uma população e o número de casos recuperados de Covid-19.
Examinando dados de províncias com mais de 200 casos e cidades com mais de 40 casos, os cientistas descobriram que áreas com altos níveis de selênio apresentaram mais pacientes que haviam melhorado da doença.
Na cidade de Enshi, em Hubei, onde é registrada a maior ingestão de selênio na China, a taxa de recuperação dos pacientes era quase três vezes maior do que a média para todas as outras cidades.
Já na província de Heilongjiang, onde a ingestão de selênio é uma das mais baixas do mundo, a taxa de mortalidade por Covid-19 foi quase cinco vezes mais alta que a média de todas as outras províncias.
Ramy Saad, médico do Royal Sussex County Hospital, no Reino Unido, disse que a correlação é convincente, de acordo com pesquisas anteriores sobre selênio e doenças infecciosas.
“Uma avaliação cuidadosa e completa do papel que o selênio pode desempenhar na Covid-19 certamente é justificada e pode ajudar a orientar as decisões de saúde pública em andamento”, concluiu.
Mesmo assim, ainda é preciso trabalhar com dados individuais e segundo a estatística Kate Bennet, os cientistas ainda não conseguiram pesquisar outros fatores possíveis como: idade, e doenças subjacentes.
A recuperação por meio de uma dieta rica em selênio, a ingestão de peixe, carne e cereais já demonstrou ser importante no combate a progressão de várias doenças entre elas o HIV.
Com informações da Galileu

Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara