Fernando de Noronha zera casos de covid após lockdown

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Fernando de Noronha zera casos de covid após lockdown
Fernando de Noronha - Foto: Pixabay

Fernando de Noronha conseguiu zerar os casos de covid-19. Neste sábado, 9, a administração local anunciou que os últimos quatro casos suspeitos foram descartados e que Noronha está livre do novo coronavírus.

A vitória veio após o primeiro lockdown do país, em 20 de abril, quando foi decretado o fechamento total na ilha junto com outras medidas protetivas.

Fernando de Noronha teve 28 casos confirmados. Todos se recuperam.

Claro que a região se beneficiou do isolamento natural, já que é uma ilha – a 545 km da capital de Pernambuco, Recife – mas as medidas duras também ajudaram.

História

Com 3,3 mil habitantes, Noronha proibiu o turismo desde o dia 21 de março e a entrada de moradores desde o dia 5 de abril. O aeroporto que leva turistas foi fechado.

A ilha registrou 26 pacientes infectados no dia 18 de abril.

Um dia antes, o Ministério Público de Pernambuco determinou que a Administração de Fernando de Noronha usasse a polícia para retirar moradores irregulares da ilha.

No dia 20 de abril, o estado decretou lockdown em Noronha, o primeiro local do país a adotar o fechamento.

Apenas pessoas com autorização podiam circular na Ilha, com um formulário preenchido com 24 horas de antecedência, dizendo a razão da saída.

Um hospital de campanha foi montado no auditório da escola do arquipélago e ficou pronto em 27 dias, mas ele nem chegou a ser usado.

Ajuda

Para ajudar a população que vive do turismo e ficou sem trabalho, foram entregues a quase 700 famílias cestas básicas adquiridas em parceria com a Ceasa.

Também foi doado benefício de R$ 200 por mês para ajudar as famílias a comprar gás e água mineral.

Alerta

Mas a operação de guerra contra a covid continua, mesmo com os casos zerados da doença.

O administrador do Distrito, Guilherme Rocha, disse que o jogo não acabou ainda e que é preciso continuar com o isolamento social.

Avenida de Fernando de Noronha – Foto: Daniel Filho/Divulgação

Com informações do DiárioDePernambuco