Universidades brasileiras identificam 4 drogas pra tratar covid

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Universidades brasileiras identificam 4 drogas pra tratar covid
Foto: Pixabay

Cientistas brasileiros de duas universidades descobriram quatro drogas com o potencial para inibir a infecção pelo novo coronavírus.

Os pesquisadores da USP, Universidade de São Paulo, e da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais fizeram testes in vitro – em culturas de células vivas – e in silico – por simulação de computador – em 65 compostos químicos já conhecidos e geralmente utilizados com outras finalidades.

A primeira versão do artigo produzido pela equipe foi publicada no bioRxiv.

4 drogas

Segundo os especialistas, as análises indicaram que o brequinar, o acetato de abiraterona, o extrato de Hedera helix e a neomicina poderiam ser mais explorados no tratamento da Covid-19.

“O mapeamento das interações das drogas com os sistemas biológicos do corpo humano e do vírus indica como as substâncias – cuja eficácia foi demonstrada nos testes in vitro – poderiam atuar no sistema biológico”, disse Ludmila Ferreira, coordenadora do Laboratório de Biologia de Sistemas de RNA da UFMG.

Segundo os pesquisadores, tanto o brequinar quanto o acetato de abiraterona demonstraram ter “atividade antiviral potente e seletiva” contra o Sars-CoV-2.

Já o extrato de Hedera helix e a neomicina foram avaliados como “com atividade antiviral moderada”.

Estas observações, segundo a equipe, são animadoras e indicam a importância de se continuar estudando estas substâncias.

Ivermectina reprovada

Os antiparasitários Ivermectina e nitazoxanida, que chegaram a ser associadas ao combate à Covid-19, também foram investigadas no estudo, mas a ação antiviral das drogas, apenas se mostrou eficaz contra o coronavírus com uma concentração inviável para o corpo humano.

Em testes, a quantidade de medicamento necessária para matar o vírus também matou as células humanas. As drogas Ivermectina e nitazoxanida foram reprovadas pelos pesquisadores.

Com informações da Galileu