Nutricionista do SUS cria receita com figurinhas para paciente analfabeta e boa ideia se espalha

Quando o carinho e o amor à profissão viram inspiração. Essa nutricionista do SUS fez uma receita inovadora: um plano alimentar especial com figurinhas para uma paciente analfabeta, com problemas de saúde, entender direitinho o que deve comer para melhorar.
Da mesma forma que médicos já fizeram com receitas semelhantes sobre remédios, a nutricionista Linka Nascimento, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) de Fortaleza (CE), criou um plano alimentar todo ilustrado. Ele tem imagens dos alimentos, colheres e números, para indicar o que comer, quantas doses e quantas vezes ao dia.
“A paciente conseguiu, sim, melhorar a alimentação, fazer algumas mudanças. Inclusive, na semana passada ela mandou mensagem dizendo que já conseguiu reduzir o peso, que era um dos objetivos dela, o emagrecimento. Então, foi bem efetivo o plano alimentar ilustrado, pra ela”, disse Linka Nascimento em entrevista ao Só Notícia Boa.
Só alimentos conhecidos
Para fazer o plano alimentar especial, Linka conta que usou alimentos que a paciente já conhecia, consumia e tinha disponível em casa.
Tudo para garantir maior autonomia da paciente na hora de escolher os alimentos e fazer com que ela cuide da saúdo no dia a dia sem complicações.
A ideia tão simples e criativa agradou a paciente e fez a nutricionista ganhar repercussão nacional.
Leia mais notícia boa
- Nutricionista cria cubos de caldo de carne, faz revolução nutricional na Nigéria e ganha prêmio
- O que tem na Farinha da Felicidade para melhorar o bem-estar; nutricionista explica
- Estudantes criam receitas que combatem a anemia falciforme; uma mais deliciosa do que a outra!
Inspirou outros profissionais
Depois que o plano alimentar com ilustrações virou vídeo e foi postado no Instagram da nutricionista Linka, ela começou a receber mensagens de todas as partes do país.
Além de ser parabenizada por internautas, Linka começou a receber mensagens de profissionais de saúde elogiando a ideia e pedindo para ela o plano com figurinhas.
“Para mim, foi um presente ver essa repercussão. Eu mandei para muitos colegas nutricionistas, médicos, enfermeiros, esse modelo do plano, que entraram em contato comigo dizendo que gostaram, para poderem aplicar também”, revelou a nutricionista
Espalhar pelo Brasil
E ela não quer nada em troca, apenas que o plano alimentar com ilustrações de alimentos se espalhe pelo Brasil.
Linka espera que o sucesso do projeto leve a prática a unidades de saúde do país e, consequentemente, ajude pessoas que não saber ler, ou são analfabetos funcionais.
É uma boa ideia para que mais pessoas possam ter acesso a orientações alimentares claras e efetivas, incluindo pacientes que não conseguiram se alfabetizar.

Assista ao vídeo da nutricionista que criou receita com figurinhas:
View this post on Instagram