Rússia anuncia registro da 1ª vacina do mundo contra Covid. Filha de Putin testou

O presidente da Rússia Vladimir Putin anunciou nesta terça 11, o registro de 1ª vacina do mundo contra a Covid-19 e disse que uma das filhas dele participou do teste.
“Tanto quanto sei, nesta manhã foi registada, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra a COVID-19”, disse ele em reunião com integrantes do governo, informou a agência Russa Sputnik.
Putin garantiu que a vacina é eficaz e segura.
“Sei que ela age de forma bastante eficaz, formando uma imunidade estável e, volto a dizer, passou em todos os testes necessários”, afirmou Putin.
A filha
O presidente russo revelou que a filha, que participou dos testes, teve efeitos colaterais leves, como febre:
“Uma das minhas filhas foi vacinada, nesse sentido ela participou dos testes. Após a primeira vacinação, ficou com 38 graus de temperatura, no dia seguinte tinha 37 graus e pouco. E é tudo. Depois da segunda injeção, da segunda vacinação, a temperatura também subiu um pouco e, pouco depois, já estava tudo bem, ela se sente bem e [os anticorpos] estão altos.”, afirmou Putin.
Testes continuam
De acordo com o ministro da Saúde, Mikhail Murashko, a primeira vacina russa contra a COVID-19 continuará passando por testes clínicos com a participação de milhares de pessoas.
“Os documentos estão sendo preparados para a continuação dos testes clínicos com a participação milhares de pessoas. Para monitoramento operacional da saúde dos vacinados e controle da eficácia e segurança, o Ministério da Saúde da Rússia está criando um circuito digital, que vai permitir monitorar a segurança e a qualidade da vacina em todas as fases”, afirmou o ministro.
Distribuição
A vacina russa começará a ser distribuída à população em 1º de janeiro de 2021, indicam os dados do registro estatal de medicamentos do Ministério da Saúde da Rússia.
A vacina foi desenvolvida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei e pelo Ministério da Defesa russo.
Ela será distribuída em duas doses que, em conjunto, produzem uma imunidade a longo prazo contra o vírus.
Os testes clínicos começaram na Universidade Sechenov, em Moscou, no dia 18 de junho.
Nos testes iniciais, a segurança da vacina foi confirmada apenas 38 voluntários e todos os que testaram desenvolveram imunidade ao vírus.
Controvérsias
A comunidade internacional coloca vacina russa sob suspeita.
A página da OMS, Organização Mundial da Saúde, diz que a vacina russa consta na fase 1 de testes, sem completar a segunda e a terceira etapas.
A página mostra os estágios de desenvolvimento das pesquisas de vacinas ao redor do mundo.
A última atualização foi feita em 31 de julho e nela consta que a vacina russa do Instituto Gamelaya está na fase 1 do processo.
A OMS diz que seria necessário observar três fases completas para começar a vacinar em massa.

 Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo
Pesquisa confirma: amamentar reduz risco de câncer de mama agressivo Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão
Vitamina K pode ser usada contra Alzheimer e Parkinson, descobrem cientistas do Japão Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro
Cientistas criam vacina contra doença que mata elefantes selvagens e em cativeiro Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro
Família encontra tesouro enterrado no quintal de casa: moedas raras de ouro Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista
Divulgada a primeira mochila voadora chinesa, atinge 100 km/hora; assista Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo
Imagine Dragons em Brasília; Dan Reynolds, que sofre de depressão, pede que ninguém desista de si mesmo Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking
Lázaro Ramos e Fernanda Montenegro são as celebridades mais influentes do Brasil em 2025; veja ranking