Homofóbicos “Em Desconstrução”: personalidades entram na campanha

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Homofóbicos “Em Desconstrução”: personalidades entram na campanha
Fafá de Belém - Foto: divulgação

Personalidades e artistas como a cantora Fafá de Belém e o Padre Júlio Lancelloti assumem que tiveram uma educação homofóbica e entram na campanha “Em Desconstrução”.

Depois de discutir o Racismo, o movimento nacional entra na segunda fase neste sábado, 15.

Os atores Zezé Motta e Junno Andrade também vão declarar publicamente “sou homofóbico EM DESCONSTRUÇÃO”, convidando o público a reconhecer esse preconceito que está presente no cotidiano e é reproduzido, mesmo que inconscientemente.

Ao longo de sete dias, a campanha pretende estimular as pessoas a reconhecerem em si qualquer tipo de aversão, repugnância, medo, ódio e preconceito contra homossexuais, sejam lésbicas, gays, bissexuais e transexuais ou transgêneros.

“A ideia é expor preconceitos estruturais, que residem em cada um de nós. Todos temos um pouco, ou muitos conceitos pré-concebidos na construção do nosso caráter, em função do meio em que fomos criados”, explica o idealizador da iniciativa, Marcos Guimarães, sócio-diretor da Designorama.

“O diferencial é não apontar o dedo para ninguém, senão para nós mesmos. Nosso objetivo é transpor a atitude defensiva que as pessoas têm diante do tema. Desde as que tem 1% de preconceito até as que tem 99%, ainda por dissipar”, completa.

O que a homofobia provoca

O Brasil registrou 329 mortes de pessoas LGBT+ em 2019, uma a cada 26 horas, mostram dados do Grupo Gay da Bahia.

Um ano após criminalização, tribunais não dispõem de dados sobre homofobia (Universa).

Brasil caiu da 58ª para a 69ª posição no ranking de países mais seguros para os gays em uma lista de 197 nações (revista Spartacus).

99% das pessoas LGBT+ se sentem inseguras no País (Antra).

38% das empresas não contratariam pessoas LGBTI+ e 61% dos funcionários LGBT no Brasil escondem a própria sexualidade (Santo Caos).

90% da população Travestis e Transsexuais sobrevive pela prostituição (Associação Nacional de Travestis e Transsexuais).

Outros nomes que estão na causa contra homofobia são André Neto, Fabio Porchat, Junior Chicó,  Marcos Veras, Micheli Machado, Nando Cunha, Nany People e Rafael Infante.

Como participar

Para dar apoio ao projeto, instituições sem fins lucrativos que combatem os preconceitos abordados pelo movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” – como o @educafro, a @casinhaacolhida estão oferecendo orientação consultiva.

O site da campanha conta, ainda com informações sobre essas instituições e a melhor maneira de apoiá-los. Além disso, há uma área em que pessoas anônimas poderão contar histórias que elas têm relacionada aos temas.

O movimento

“EM DESCONSTRUÇÃO” é um movimento criado para expor e provocar a discussão sobre preconceitos estruturais, de forma a despertar a consciência de sua existência em todos nós, sem exceção.

“O movimento ‘EM DESCONSTRUÇÃO’ representa uma oportunidade de conscientização, diálogo e de aprendizado. Com certeza, durante o processo, nós também aprenderemos muito. Por isso, estamos abertos a novas ideias e queremos que todos se sintam confortáveis a colaborar”, concluiu Marcos Guimarães.

A campanha tem apoio do SóNotíciaBoa

 

View this post on Instagram

 

Pode ser chocante e desconfortável, mas é a verdade. A cada dia é mais urgente abandonar a minha vaidade e orgulho. Reconhecer que preconceitos estruturais que carrego prejudicam vidas, contaminam a sociedade e destroem a dignidade de pessoas que sequer conheço. Reproduzindo comportamentos, emitindo opiniões ou descuidando ao me comunicar com o mundo: de alguma forma já tive comportamentos LGBTFóbicos ao longo da vida. Assim, assumo que EU SOU UMA LGBTFÓBICA EM DESCONSTRUÇÃO e começo já meu o trabalho de transformação. —————————————— Esta é uma iniciativa humanitária do movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” que luta para combater e conscientizar sobre preconceitos estruturais. —————————————— #euemdesconstrucao #lgbtfobia #campanha #movimento #designorama http://www.emdesconstrucao.com.br @eu.emdesconstrucao @designorama @marcosguimaraes.design

A post shared by Fafá de Belém (@fafadbelem) on

 

View this post on Instagram

 

Pode ser chocante e desconfortável, mas é a verdade. A cada dia é mais urgente abandonar a minha vaidade e orgulho. Reconhecer que preconceitos estruturais que carrego prejudicam vidas, contaminam a sociedade e destroem a dignidade de pessoas que sequer conheço. Reproduzindo comportamentos, emitindo opiniões ou descuidando ao me comunicar com o mundo: de alguma forma já tive comportamentos LGBTFóbicos ao longo da vida. Assim, assumo que EU SOU UM(A) LGBTFÓBICO(A) EM DESCONSTRUÇÃO e começo já meu o trabalho de transformação. —————————————— Esta é uma iniciativa humanitária do movimento “EM DESCONSTRUÇÃO” que luta para combater e conscientizar sobre preconceitos estruturais. —————————————— #euemdesconstrucao #lgbtfobia #campanha #movimento #designorama http://www.emdesconstrucao.com.br @eu.emdesconstrucao @designorama @marcosguimaraes.design

A post shared by Padre Julio Lancellotti (@padrejulio.lancellotti) on

Por Rinaldo de Oliveira, da redação do SóNotíciaBoa