Professor da USP cria novo ventilador pulmonar de baixo custo: vídeo

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Professor da USP cria novo ventilador pulmonar de baixo custo: vídeo
Respirador Artificial Integrado (RAI) - Foto: Henrique Fontes / SEL/USP

Um professor da USP de São Carlos, no interior de São Paulo, criou o protótipo de um novo modelo de ventilador pulmonar de baixo custo.

José Roberto Monteiro é professor da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL).

A estrutura da tecnologia é composta, basicamente, de um cilindro com um êmbolo em seu interior, o qual é acionado por um motor de alta precisão.

Todas as ações do sistema são controladas por um software, que define a velocidade e pressão adequadas do fluxo de ar que deve ser bombeado ao usuário, bem como a dose ideal de oxigênio, baseada na altura e sexo do paciente.

Válvulas ajudam a controlar a entrada e saída dos gases.

Além de ser totalmente programável e poder ser controlado a distância, o equipamento não precisa ser alimentado por ar comprimido, ou seja, ele consegue utilizar o ar diretamente da atmosfera, por meio de filtros ou purificadores.

Batizado de Respirador Artificial Integrado (RAI), o aparelho pode ser aplicado em uso contínuo, ou seja, um mesmo paciente pode utilizar por diversas semanas seguidas sem a necessidade de interrupções ou trocas de ventilador.

E ele pode ser estimulado pelo próprio usuário. Basta o indivíduo fazer um movimento de inspiração para que o sistema identifique a necessidade de enviar mais oxigênio.

O respirador controla a fração exata de oxigênio bombeada, podendo variar de 20% a 100%, de acordo com a demanda do paciente.

A ideia

“A ideia foi desenvolver um projeto de alta confiabilidade e qualidade voltado ao tratamento sistêmico de pacientes com covid-19. O sistema é de fácil operação e oferece uma interface intuitiva e poderosa ao usuário, que tem grande capacidade de visualização dos parâmetros do equipamento e das condições do paciente”, explicou ao Jornal da USP o professor José Roberto Monteiro.

O novo ventilador pulmonar levou quase cinco meses para ser desenvolvido.

Custo acessível

“Entre as principais vantagens deste novo respirador está o seu baixo custo. Ele foi construído com materiais fáceis de serem adquiridos e de simples fabricação, como plástico, alumínio e aço inox. Se produzido em larga escala, a estimativa é de que o produto tenha um custo de material inferior a R$ 1,5 mil, valor bem abaixo dos que são encontrados no mercado, que demandam um investimento em torno de R$ 15 mil”, explica Monteiro.

Um protótipo do ventilador já foi finalizado pelo docente, que agora aguarda o interesse de órgãos públicos ou da iniciativa privada para que o produto chegue ao mercado o mais rápido possível, tendo em vista que ainda há muitas incertezas sobre quando terminará a pandemia de covid-19. Uma vez realizadas todas as adaptações necessárias por um eventual fabricante, a expectativa do professor é de que o produto possa estar pronto para ser comercializado dentro de um período entre 30 e 60 dias, dependendo dos trâmites de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

“Ainda não sabemos quais serão os desdobramentos da pandemia, se teremos logo uma vacina ou se haverá novas ondas de contágio. No entanto, independentemente da utilização de nossa tecnologia durante a pandemia, estamos entregando um aparelho que será muito importante para a redução de custos de equipamentos hospitalares, podendo ser utilizado em qualquer momento e em diferentes cenários”, completa Monteiro.

O trabalho contou com a colaboração do ex-aluno da EESC José Antonio Ottoboni, durante a realização de seu doutorado na instituição. Atualmente ele é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus de São Carlos.

Veja o RAI em funcionamento:

Com informações do JornalDaUSP