Primeira vacinada contra Covid em Manaus é enfermeira indígena

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Primeira vacinada contra Covid em Manaus é enfermeira indígena
Foto: reprodução Amazonas Atual

“Viva os povos indígenas desse pais! Que todos os povos indígenas sejam vacinados! Essa vacina representa muito para os povos indígenas”, disse a primeira enfermeira indígena vacinada em Manaus contra a Covid-19.

Vanda Ortega é da etnia Witoto. Ela disse: “Não era para a gente estar aqui, porque nós temos quatro parentes sendo encaminhados agora para as UPAs”, se referindo ao dilema de estar na linha de frente ou se imunizar, já que Manaus vive um colapso na saúde provocado pela nova onda de infectados.

Vanda atua no Parque das Tribos, bairro que reúne diversas etnias na cidade.

O Amazonas é o estado com a maior população indígena do Brasil.

Em razão das vulnerabilidades deles – têm menos imunidade a doenças da civilização – e dificuldades no atendimento, os indígenas estão entre os grupos prioritários para a vacinação.

Prioridade

A cidade do Amazonas iniciou a vacinação contra Covid na noite desta segunda, 18.

A opção pela primeira vacina reflete as prioridades da primeira etapa da campanha de imunização no Amazonas: os profissionais da saúde e os indígenas.

Após viajar a Brasília para se encontrar com o ministro Eduardo Pazuello, o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), retornou à Manaus para participar do início da campanha de vacinação.

A dose aplicada é da Coronavac, a vacina do Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac.

O uso emergencial da Coronavac foi autorizado pela diretoria colegiada da Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no último domingo, 17.

A outra vacina autorizada pela agência no domingo, a de Oxford/AstraZeneca, ainda não tem previsão de chegada ao Brasil.

Doses

Pela distribuição do Ministério da Saúde, o Amazonas ficou com 282.320 doses das 6 milhões autorizadas pela Anvisa.

A previsão do plano oficial é que, destas, 212.440 sejam para a população indígena e outras 69.880 sejam para a população em geral.

A vacinação no país começou já no domingo, com a imunização da enfermeira Mônica Calazans, em São Paulo. As 4,6 milhões de doses enviadas a partir de São Paulo começaram a ser distribuídas nesta segunda, 18.

Com informações da CNN