Empresária ajuda jovem aprovado em Medicina a bancar estudos

-
Por Só Notícia Boa
Imagem de capa para Empresária ajuda jovem aprovado em Medicina a bancar estudos
Luiz Gustavo e Shirley - Fotos: reprodução / Instagram

Imagine passar em Medicina e não ter como pagar os estudos? Aconteceu com o Luiz Gustavo, de 25 anos. Mas quem tem amigos tem tudo nessa vida.

Uma empresária com trajetória parecida com a do Luiz decidiu pagar um ano de aluguel para o rapaz poder morar perto da faculdade.

Shirley Costa, que é empresária, enfermeira e tem uma marca de maquiagem, também mora em Goiás. Quando ficou sabendo da história, ela lembrou do próprio passado, largou todos os compromissos e foi até lá saber se era verdade.

“Cheguei lá e vi uma família muito humilde, mas muito alegre, muito determinada. Me deparei com uma história que me fez ficar grata por ir lá, de um homem que não desistiu de seu sonho, que estudava oito horas por dia. Fiquei também muito impressionada com a força e a garra daquela mãe, o quanto ela lutou pelo sonho do seu filho”, narrou.

Além do aluguel, Shirley conseguiu várias doações de médicos e de empresas, como livros.

Ela divulgou a vaquinha nas redes sociais e, em menos de 3h, eles arrecadaram R$ 25 mil. Quando chegou a este valor, o Luiz pediu para encerrar as doações porque já tinha o suficiente.

Rapaz esforçado

Luiz Gustavo, é de Uberlândia, Minas Gerais, mas reside com a família numa casa simples periferia de Catalão, Goiás.

Ele mora com a mãe, o padrasto e mais dois irmãos. Luiz Perdeu o pai para um AVC e o avô, que sempre foi seu apoiador.

A mãe, maior incentivadora, teve que largar o trabalho para cuidar da avó de Luiz, que está acamada após sofrer uma queda.

Aí, Luiz praticamente assumiu a responsabilidade das contas da casa. Ele começou a trabalhar aos 15 anos como office boy de bicicleta. “Sempre tive meus compromissos e responsabilidade em casa. Com 15 anos minha carteira já era assinada como menor-aprendiz”, disse ele.

Depois passou a trabalhar como atendente de farmácia, garçom nos finais de semana, empacotador e, como fez vários cursos profissionalizantes, foi estagiar em uma montadora.

Mas o interesse maior sempre foi no estudo. O pouco que ele ganhava usava para pagar as contas e guardar dinheiro para investir na educação. “Foi quando consegui comprar meu computador”, lembra.

Inteligente

Estudante foi aprovado em vários cursos, mas nunca teve condições de fazer faculdade e nem por isso desistiu do sonho de ser médico.

“Desde pequeno a carreira médica me encanta. Tive muitas razões para escolher essa carreira, além da realização pessoas eu posso ajudar as pessoas também“, disse.

Luiz já foi aprovado em Engenharia de Minas na UFG e em Engenharia Química na UFU, mas nunca conseguiu avançar nos estudos por não ter como bancar os custos de morar em outra cidade.

“Sempre busquei motivação para estudar medicina. Tinha vezes que pegava vídeo dos médicos sem fronteiras na internet e assistia para me motivar. Às vezes, quando cortavam a energia em casa, eu pensava que quando eu me formasse eu não passaria mais por aquilo, que teríamos carne na mesa todos os dias, que teríamos sempre café da manhã”, lembrou.

E ele persistiu. Foi aprovado em uma faculdade particular, só que, novamente, não deu.

“Por não ter condições financeiras eu não me matriculei. Meu sonho era ganhar uma bolsa, nem me iludi, comemorei essa vitória, mas sabia que aquilo não condizia com minha realidade”, contou.

A virada

Mas no ano passado, ele foi aprovado em quinto lugar com bolsa integral pelo Prouni em uma faculdade de Medicina de Palmas (TO).

“Levantei cedo para trabalhar e vi que já tinha saído o resultado, corri para o site para olhar. Do nada me deparo com a mensagem de que eu fui pré-selecionado. Já corri para minha mãe para falar”, contou.

Luiz estava trabalhando com o tio em uma horta. Ele teve então a ideia de vender vários objetos para conseguir o dinheiro e realizar o sonho de estudar e se manter em Palmas.

“Vendi meu guarda-roupa, minha mesa de estudos, cadeira e armário de guardar livros. Aí já comecei a enfrentar dificuldade em arrumar lugar para alugar, nenhum condizia com o que eu podia gastar”, disse

Mas, felizmente, a ajuda chegou por meio de várias mãos de pessoas emocionadas com a garra do Luiz Gustavo, como a Shirley.

Empatia

Ela decidiu ajudar porque veio de uma realidade parecida. Com mãe solo e duas irmãs, Shirley viu na educação a chave para a transformação social de sua família.

“Essa história lembrou muito a dos meus irmãos, porque a gente precisou de ajuda e eu sei que quando a pessoa precisa de ajuda, ela tem pressa. Às vezes você tá no conforto da sua casa e vai deixando a ajuda que podia dar a alguém pra depois e ela está precisando agora”, contou.

Ela se formou em enfermagem na universidade pública, ganhou bolsa, ajudou a mãe, passou em dois concursos e abriu a sua própria empresa. Hoje Shirley ajuda as duas irmãs a também se formarem, uma em medicina e a outra em agronomia.

“A universidade foi a catedral dos meus sonhos. A educação transformou a vida da minha família, a minha vida, a vida dos meus irmãos. Por muitas vezes eu consegui ver a história da minha família também, e ele vai ser ponto de mudança também na família dele“, disse..

Luiz Gustavo agradeceu: “Sou muito grato pela ajuda de todos ao longo da minha vida. Essa ajuda não começou somente quando eu passei, ela vem de todo um processo. Agradeço muito nas redes sociais. Toda ajuda me foi bem-vinda, seja ela em forma de dinheiro, roupa, tempo, orações”, concluiu o futuro médico.

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Shirley Costa (@shirleycostax)

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Luiz Gustavo (@luizgustavo5446)

Com informações do RPA