Hospital em SP faz tratamento inovador para câncer de pâncreas

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Hospital em SP faz tratamento inovador para câncer de pâncreas
Hospital Vila Nova Star faz cirurgia inédita no país para tratar um câncer de pâncreas - Foto: Divulgação

Um novo tipo de cirurgia pode ser a esperança que muitos pacientes com câncer de pâncreas sonhavam.

Claudia Maria Meirelles, de 55 anos, foi a primeira paciente no país a ser operada com o Nanoknife. Esse equipamento, minimamente invasivo, usa correntes elétricas para tratar cânceres que antes eram inoperáveis, ou de difícil acesso.

O intervencionista oncológico Luiz Tenório Siqueira e o cirurgião Antônio Luiz Macedo, foram os responsáveis pelo procedimento feito no último domingo, 28, no hospital Vila Nova Star, em São Paulo.

Como funciona a cirurgia com o Nanoknife

De acordo com os médicos, a tecnologia é feita a partir da ablação moderna, que é um tipo de cauterização, muito comum para tratamento de cânceres no pulmão, rins e fígado.

O Nanoknife posiciona agulhas nas laterais do tumor, dispara choques de alta voltagem e, consequentemente, mata as células doentes.

“As tecnologias predecessoras não permitiam o uso [da ablação] em tumor de pâncreas, pois geravam calor ou frio, o que machucava os órgãos e vasos ao redor do pâncreas. A Nanoknife não altera a temperatura, o que permite a realização em tumores de pâncreas”, esclarece Luiz Tenório.

Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), mostram que o câncer de pâncreas é responsável por cerca de 2% de todos os tipos de câncer diagnosticados e por 4% do total de mortes causadas pela doença. Por ano, mais de 11 mil pessoas morrem no país devido à doença. Raro antes dos 30 anos, ele se torna mais comum a partir dos 60 e tem maior incidência entre os homens.

Perspectivas e redução de riscos

Luiz ainda explica que a nova técnica traz ótimas perspectivas, principalmente aos pacientes que já apresentam o tumor em estado localmente avançado.

Ele lembra que o câncer de pâncreas é um dos mais agressivos e apresenta uma alta taxa de mortalidade em cinco anos. A estimativa é de que apenas cerca 20% dos casos são passíveis de cirurgia.

Quanto aos riscos, o profissional diz que o novo tratamento reduz bastante as chances de complicações.

Nos tratamentos cirúrgicos anteriores, havia chance de afetar estruturas vitais, como vasos que nutrem o fígado e intestino durante a cirurgia. Além disso, poderiam não retirar o tumor completamente.

“Agora temos um procedimento cirúrgico mais seguro, menos invasivo e com maior chance de sucesso oncológico. Dependendo do caso, não é preciso abrir a barriga, pode-se fazer guiado por imagem de forma minimamente invasiva e o paciente recebe alta no dia seguinte”, concluiu Luiz Tenório Siqueira.

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa  – Com informações de Metrópoles