Alunos criam filtro de carro para poluentes virarem produto de limpeza

Estudantes buscam patrocínio para comercializar o filtro. - Foto: reprodução YouTube
Estudantes buscam patrocínio para comercializar o filtro. - Foto: reprodução YouTube

Olha que ideia genial! Dois alunos da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), criaram um filtro de carro para poluentes, que transforma gases emitidos em sais, utilizados na fabricação de produtos de limpeza!

Martín Morales Trejo e Sarah Díaz, testaram o dispositivo em um protótipo de carro a gasolina e os resultados foram muito satisfatórios.

O filtro é instalado no escapamento para aproveitar as substâncias que eles emitem, principalmente poluentes como o dióxido de carbono (CO2) e o monóxido de carbono (CO).

A notícia boa é que com o pequeno aparelho, os dois alunos conseguiram reduzir em 92% a emissão dos poluentes.

Como funciona

O filtro contém uma solução química e alguns mecanismos que retêm o máximo de gases emitidos pelo escapamento do veículo.

Esses gases que ficaram acumulados no filtro são entregues a parceiros que os transformam em sais reutilizáveis ​​na indústria de limpeza, ou no tratamento de pisos.

A partir daí, os sais são convertidos em produtos de limpeza doméstica, ou em outras substâncias para serem distribuídas ao mercado.

Premiação

Martin e Sarah conquistaram uma vaga no Seminário Internacional de Ciência da Juventude, em Estocolmo, na Suécia, que é um evento paralelo aos prêmios Nobel.

Devido à pandemia, o evento aconteceu online em 2020.

Os dois estudantes apresentaram o dispositivo e chamaram a atenção da Donna Strickland, o Prêmio Nobel de Física de 2018.

Martin ficou bastante emocionado e torce para que esse momento seja um ponto de partida para eles conseguirem patrocinadores.

Os dois alunos querem levar o filtro para o mercado, mas não têm recursos financeiros para isso ainda.

Veja como funciona o filtro para poluentes:

.

Martin e Sarah extraindo os sais do filtro de carro que eles criaram. - Foto: reprodução YouTube
Martin e Sarah extraindo os sais do filtro de carro que eles criaram. – Foto: reprodução YouTube

Por Monique de Carvalho, da Redação do Só Notícia Boa – Com informações da UnoTV.