Brasil simplifica documentação para venezuelanos morarem aqui

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Brasil simplifica documentação para venezuelanos morarem aqui
O governo simplifica documentação para venezuelanos que querem viver no país legalmente. - Foto: Ricardo Moraes / Reuters

O Brasil decidiu simplificar a documentação para venezuelanos que queiram permanecer aqui no país.

A mudança foi publicada nesta quinta, 25, em portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além dos documentos, a portaria simplifica a análise de processos migratórios de venezuelanos.

Desde 2019, o governo brasileiro busca medidas de auxiliar imigrantes que vêm da Venezuela, considerando a situação do país, que passa por uma séria crise socioeconômica e política.

As mudanças

Com as novas regras, os venezuelanos poderão apresentar documentos de identidade ou passaporte com data de validade expirada para regularização.

É preciso realizar um requerimento à Polícia Federal, que reconhecerá a possibilidade de renovação dos documentos, sem multas ou outras implicações legais.

Há também uma regra para favorecer crianças que vieram para o Brasil até os 9 anos, acompanhadas de um dos pais. O responsável pode agora apresentar certidão de nascimento para obter a autorização de residência.

Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública justifica a medida pela “continuidade do fluxo migratório venezuelano e da reconhecida situação de vulnerabilidade e generalizada crise naquele país”, citando a Operação Acolhida, que recebe imigrantes da Venezuela no Brasil.

Além da Venezuela, a portaria prevê as mesmas regras para imigrantes de Guiana e Suriname.

Procedimento

Apesar de facilitar o processo de pedido de residência para estes imigrantes, o governo lembra que é necessário cumprir algumas regras.

Primeiro o imigrante precisa fazer uma solicitação formal à Polícia Federal. Sendo aprovada, essa documentação terá validade por dois anos.

Depois disso, se não tiver registro criminal no Brasil e se o estrangeiro comprovar meios de se manter no país, ele poderá solicitar a residência definitiva.

Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa – Com informações do Rondônia Dinâmica.