Jovem autista que estudou em casa é aprovado em medicina na UFG

A determinação do Jonathan Henrique da Silva é incrível. Autista, ele terminou o Ensino Médio em escola pública em 2012 e não conseguiu entrar em uma universidade porque precisou trabalhar para ajudar nas despesas da família, em Arapongas, no Paraná.
Durante todos esses anos, o sonho de ser médico sempre existiu para o jovem. Persistente, ele passou a estudar em casa, quando chegava do trabalho.
“Enquanto eu trabalhava em período integral, sempre procurava estudar e revisar conteúdos no meu horário de almoço e estudava por conta própria durante as noites”, disse Jonathan em entrevista ao Só Notícia Boa.
Hoje o brasileiro de 25 anos comemora a aprovação em Medicina na Universidade Federal de Goiás (UFG) onde tem familiares. Ele vai se mudar para lá no final do ano.
Depois de formado, Jonathan pretende atuar com pacientes que têm autismo e poder gerar um pouco mais de acessibilidade para eles.
Ele também quer inspirar outros autistas a não desistirem dos sonhos “quase impossíveis”, que possam ter ao longo da vida.
Dificuldades
A caminhada de Jonathan até a faculdade não foi nada fácil. Com a mãe trabalhando de operadora de máquinas em uma metalúrgica e sem condições financeiras de manter a casa sozinha, o rapaz foi trabalhar quando ainda estava no último no de escola.
Demorou para ele saber que tinha Síndrome de Asperger, um tipo mais brando de autismo. O diagnóstico veio em 2017 e, para ele, foi uma descoberta muito esclarecedora, que o fez se conhecer melhor.
“Por conta do diagnóstico de Síndrome de Asperger, estou ainda mais convicto para, inclusive, atuar na pesquisa que envolve o autismo, área tão pouco explorada clinicamente’, conta o estudante.
Futuro
E ele sonha sonha alto! O estudante contou sobre os planos para a profissão: “Sempre buscar iniciações baseadas no transtorno do espectro autista, tentar dar andamento a uma recente pesquisa da USP sobre os astrócitos no cérebro de um autista”, planeja o jovem, se referindo a este estudo.
Além do bem que quer fazer para outros autistas, Jonathan não esquece a mãe, que foi a base mais forte que ele teve por toda a vida.
Mudança para Goiás
Jonathan contou que tem família em Abadia, Goiás e pretende se mudar para lá em dezembro. O primeiro semestre do curso de medicina será em EAD, com aulas online.
Ele é amigo do Kayan Soares, o vendedor de melancia que passou em medicina – mostrado aqui no último dia 4 com exclusividade. Aí o Jonathan pensou: se meu amigo é Só Notícia Boa, eu também sou. Assim, ele entrou em contato com a gente para contar a vitória que conquistou.
E nós torcemos para que você também voe alto Jonathan! Te desejamos muito sucesso!
Por Monique de Carvalho, da redação do Só Notícia Boa

Menina faz apelo em meio às queimadas no Amazonas: “Não conseguimos respirar”; vídeo
Dia das Crianças na Quebrada prepara nova ação para outras 500 famílias no DF; ajude
Tony Ramos será o entrevistado especial dos 40 anos do Roda Viva, na TV Cultura
Homem resgata coruja presa com sacola na asa e consegue libertá-la no RS; vídeo
Sandy e Júnior juntos de novo: irmãos anunciam novo show em SP e fazem mistério nas redes
Idosa brasileira toca piano de cor, aos 97 anos, e impressiona com clássico “Only You”; vídeo
Após perder o braço, homem ganha do primo um novo feito de crochê: “Me deu confiança”
Quem é o lutador de queda de braço que deixou um pai vencer na frente da filha e viralizou
Descoberta pode ajudar idosos a recuperar força muscular perdida com a idade
Brasileiro disputa título de homem mais bonito do mundo neste sábado na Tailândia; vídeo
Vovô ganha miniatura do carro que sempre sonhou e chora ao descobrir o verdadeiro na garagem; vídeo
Por que Paolla Oliveira decidiu voltar ao Carnaval: será rainha de bateria da Imperatriz; vídeo