LEGO lança coleção ‘arco-íris’ para celebrar a diversidade e inclusão

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para LEGO lança coleção ‘arco-íris’ para celebrar a diversidade e inclusão
Coleção "Todo Mundo é Incrível" , da LEGO - Foto: reprodução LEGO

São 11 personagens monocromáticos, cada um com uma cor diferente e muito representativa. A nova coleção da LEGO, batizada de Everyone Is Awesome, ou Todo Mundo é Incrível, é inspiradora!

A marca queria encontrar uma forma de comemorar a diversidade e a inclusão… e deu certo! “O ponto de partida para isso foi meu sentimento de que nós, como sociedade, poderíamos estar fazendo mais para mostrar apoio uns aos outros e valorizar nossas diferenças”, explica Matthew Ashton, vice-presidente de design do grupo LEGO e criador da coleção.

Matthew disse que teve a ideia porque sempre foi uma criança “muito afeminada” e ouvia que isso era errado. “Adultos ao meu redor me diziam constantemente com o que eu deveria ou não brincar, que eu precisava me comportar como um “menino de verdade” e me endurecer”, lembra.

Para tentar reduzir o impacto que esse tipo de pressão faz em outras crianças, Matthew pensou que uma coleção iria ajudar muito: “As crianças são nossos modelos e elas acolhem a todos, não importa sua origem. Algo que todos devemos aspirar”, afirmou.

Representatividade em cores

As cores da coleção foram escolhidas para refletir a bandeira do arco-íris, símbolo da comunidade LGBT.

Também estão presentes o azul claro, branco e rosa representando a comunidade trans. O preto e marrom reconhecem a diversidade de tons de pele e origens dentro da comunidade LGBTQIA +.

Outra observação feita por Matthew é que em 10 das 11 peças, nenhum gênero específico foi atribuído. Isso foi pensado para “expressar individualidade, embora permanecendo ambíguas”.

A exceção é a peça roxa, com uma peruca altamente estilizada. “É um aceno claro para todas as drag queens fabulosas por aí”, explicou Matthew.

A coleção foi lançada oficialmente nesta terça-feira (01) em alguns países e logo estará disponível para os brasileiros.

A ideia

O mais interessante é que a coleção foi uma ideia pessoal de Matthew. Ele criou as peças para colocar na mesa do novo escritório e logo chamou a atenção de outros diretores da LEGO.

“Eu mudei de escritório, então queria fazer o espaço parecer um lar com algo que refletisse a mim e à comunidade LGBTQIA + da qual tenho tanto orgulho de fazer parte”, disse o vice-presidente.

O depoimento de Matthew é verdadeiramente incrível! Você pode conferi-lo na íntegra no site da LEGO.

Matthew Ashton, vice-presidente de design do grupo LEGO - Foto: LEGO

Matthew Ashton, vice-presidente de design do grupo LEGO – Foto: LEGO

Coleção "Todo Mundo é Incrível" , da LEGO - Foto: reprodução LEGO

Coleção “Todo Mundo é Incrível” , da LEGO – Foto: reprodução LEGO

Coleção "Todo Mundo é Incrível" , da LEGO - Foto: reprodução LEGO

Coleção “Todo Mundo é Incrível” , da LEGO – Foto: reprodução LEGO