Toninha machucada, enrolada em fio de nylon, aceita ajuda no Rio [vídeo]

Depois de cortar o fio de nylon, a toninha foi devolvida ao mar - Foto: reprodução / MaquaUERJ
Depois de cortar o fio de nylon, a toninha foi devolvida ao mar - Foto: reprodução / MaquaUERJ

Um grupo do MaquaUERJ salvou uma toninha machucada, que estava enrolada num fio de nylon na Baía da Ilha Grande, no Rio de Janeiro.

Os integrantes do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Biondicadores faziam um monitoramento na área quando encontraram o mamífero correndo risco de morte.

O curioso é que ela percebeu que estava recebendo ajuda e ficou quietinha durante toda a operação. Em poucos minutos, eles conseguiram cortar a linha: “Foi muito gratificante! Essa espécie é super ameaçada e essa população foi recém descoberta”, contou o MaquaUERJ ao Só Notícia Boa.

A toninha é um cetáceo da família Phocoenidae. É um dos menores mamíferos dos oceanos e vive perto das zonas costeiras e em estuários.

Estava bastante machucado

O vídeo mostra que os especialistas conseguiram agir rapidamente.

“Rapidamente tiramos da água. Ele estava bastante machucado, mas com cuidado conseguimos retirar a linha e devolver a toninha viva para o mar. Ela logo nadou ativamente, dando a esperança que ficará bem!”, diz a legenda do vídeo postado no Instagram.

“A realização do Projeto Conservação da Toninha é uma medida compensatória estabelecida pelo Termo de Ajustamento de Conduta de responsabilidade da Empresa PetroRio, conduzido pelo Ministério Público Federal – MPF/RJ.”, explica a legenda.

Elogios aos heróis

O vídeo foi repostado no Instagram do Só Notícia Boa neste domingo, 4 e aqueceu o coração de muita gente.

“Começo o dia com o coração quentinho vendo um vídeo assim!”, escreveu uma seguidora.

“Ele ficou quietinho, sabia que tava sendo cuidado”, comentou outra.

“Não importa a espécie, eles sentem quando alguém está o ajudando pelo bem”, disse outra.

“Nós também temos que fazer a nossa parte. Por isso a importância da consciência quanto ao descarte de nosso lixo”, alertou outra seguidora do Só Notícia Boa.

Assista ao vídeo: