Mãe reencontra filha separada dela na fronteira EUA-México após 4 anos

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Mãe reencontra filha separada dela na fronteira EUA-México após 4 anos
Separadas desde 2017, mãe reencontra filha nos Estados Unidos - Foto: reprodução Daily Mail

O tamanho do abraço é o mesmo da saudade. Maria Chic, de 32 anos, não via a filha Adeilaida Chic, de 10 anos, desde 2017.

A família foi separada pelo governo do ex-presidente Donald Trump por cruzar ilegalmente a fronteira dos Estados Unidos com o México.

Agora elas puderam dar o abraço que estava guardado durante todos esses anos. Maria conseguiu autorização para cruzar a fronteira novamente e encontrou a filha em um aeroporto na Flórida.

Famílias separadas

Em 2017, Maria cruzou a fronteira com a filha Maria e a irmã Patrícia. No entanto, elas foram detidas por um agente da Patrulha da Fronteira dos Estados Unidos.

Até hoje a mãe se recorda de um agente puxando a filha pela camisa e dizendo que deveriam ir antes de se abraçarem.

Adelaida acabou sendo transferida do centro de detenção da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA (CBP) para um abrigo em Nova York.

Maria ficou detida por sete meses no Centro de Detenção Eloy em Eloy, Arizona, e depois a deportou junto com a irmã para a Guatemala, de onde são.

Reencontro

Antes do reencontro, Maria lembrou da primeira vídeo chamada que fez com a filha, após a separação. “Ela me perguntava: ’mamãe, por que me deixou aqui?’”, diz.

Pouco tempo depois, outra tia de Adelaida, que já vivia nos Estados Unidos, conseguiu a guarda da garota e cuidou dela durante esses quatro anos.

Após duas tentativas de cruzar a fronteira novamente, Maria conseguiu autorização e pôde ir ao encontro de Adelaida.

As duas se encontraram em um aeroporto da Flórida e agora seguirão juntas, nos Estados Unidos, com a documentação legalizada.

O reencontro de Maria e Adelaida foi possível graças à Força-Tarefa de Reunificação Familiar, que identificou 3.913 crianças vivendo separadas das famílias. Todas serão identificadas e reunidas.

Maria e Adelaida. - Foto: reprodução Daily Mail

Maria e Adelaida. – Foto: reprodução Daily Mail

Com informações de Daily Mail