Receita de feijoada vegana, com segredo do sabor defumado

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Receita de feijoada vegana, com segredo do sabor defumado
A feijoada vegana leva dois tipos de shimeji, berinjelas, tofu, soja texturizada e feijão preto - Foto: Patrícia Varela

Hoje vamos aprender como fazer uma receita de feijoada vegana deliciosa, inclusive com um segredo para dar aquele sabor de defumado, sem usar bichinhos.

Em vez de carne, o prato leva dois tipos de shimeji, berinjelas, tofu e soja texturizada, além do feijão preto, claro.

“A feijoada tradicional comumente traz o sabor do defumado que aqui encarnaremos através da berinjela queimada na boca do fogão. E os temperos serão únicos em cada manifestação. Se usamos alho na couve, usamos a cebola na farofa. A pimenta dedo de moça na feijoada, que não necessariamente precisa estar com suas sementes, torna o picante dela mais ameno”.

Palavras da nossa colunista Patrícia Varela que todos os sábados tem uma novidade saborosa vegana pra gente aqui no Só Notícia Boa.

“Cozinhar é também alquimia entre substâncias e elementos. É amor em ação”, lembra Patrícia, que faz parte da administração do Santuário Vale da Rainha, uma ONG que cuida de animais resgatados em Camanducaia, Minas Gerais.

Segredos do prato

Além do sabor de defumado, mostrado acima, Patrícia ensina como engrossar o caldo da feijoada:

“Os saberes aqui se apresentam nos detalhes que não serão segredos – como engrossar o caldo no liquidificador com a água do cozimento e as berinjelas defumadas. É outro saber deixar leguminosas em demolho por pelo menos 12 horas para que a digestão dispense gases”, ensina.

Quanto custa?

Nossa colunista lembra que para fazer a feijoada vegana você vai gastar algo em torno de 60 reais para servir 8 pessoas.

  • Feijão preto / Kg 7,50 reais
  • Berinjela / kg 5,50 reais
  • Shimeji Rosa / 15 reais
  • Shimeji / 10 reais
  • Tofu defumando / 20 reais
  • Soja texturizada / 2 reais
  • Receita Feijoada Vegana

Ingredientes

  • 1 quilo feijão preto
  • 200 gramas de shimeji rosa
  • 200 gramas de shimeji
  • 100 gramas soja texturizada em pedaços
  • 1 tofu firme defumado
  • 1 berinjela grande
  • 1 pimenta dedo de moça

Modo de Preparo

Deixar o feijão em demolho por 24 horas, cozinhar os grãos com água nova cobrindo a superfície em dois dedos. Reservar.

Deixar a soja texturizada em pedaços de molho na água com sal e cominho a gosto por 12 horas. Espremer o excesso de água ao final do tempo. Reservar.

Gratinar as duas bandejas de shimeji e o tofu cortado em cubos em uma panela com uma colher de sopa de azeite mexendo para não grudar em fogo baixo. Depois que dourarem então desligar o fogo e reservar.

Cortar a berinjela em fatias e coloca-las na boca do fogão para que fiquem literalmente queimadas na chama direta do fogo. Elas ficarão como carvões. Reserve.

No liquidificador use duas conchas do feijão cozido com a água do próprio cozimento, a berinjela queimada, um pedaço da pimenta dedo de moça de seu gosto – você pode substituir por alho se preferir – e pitadas de sal. Adicione água se quiser o caldo menos firme. As conchas de grãos são importantes para encorpar o sabor junto à berinjela.

Acrescente o caldo do liquidificador na panela com os grãos de feijão cozido, mexa e agregue também o tofu, a soja e o shimeji.

Aqueça tudo na mesma panela e sirva acompanhado de arroz branco, couve e farofa.

A feijoada vegana servida com arroz, farofa e couve - Foto: Patrícia Varela

A feijoada vegana servida com arroz, farofa e couve – Foto: Patrícia Varela