Menina de 4 anos é condecorada por limpar praias no Rio de Janeiro

Mesmo ainda muito pequenina, Nina Gomes, de 4 anos, possui uma consciência ambiental muito grande. Agora ela foi condecorada pela Comlurb – empresa responsável pela limpeza urbana do Rio de Janeiro – por limpar praias da cidade.
Nina mergulha com o pai para retirar lixos das praias locais!
E não é a primeira vez que a menina é reconhecida pelas boas ações que pratica. Aos três anos, ela ganhou o prêmio Tatuí de Ouro, do Instituto Ecológico Aqualung, por ter sido a criança mais jovem a ajudar a fazer a limpeza na praia de Copacabana.
Inspiração
Para Flávio Lopes, presidente da Comlurb, a condecoração da Nina é mais que merecida e deve ser encarada como inspiração para novas ações.
“A Nina representa muito bem o selo de Agente Verde e mostra que podemos fazer a diferença para o meio ambiente e o planeta desde pequeno. Com tão pouca idade, já participou de duas grandes ações ambientais da Comlurb. Confiamos muito nos pequenos”, disse.
E Flávio espera “contar com a Nina em várias ações da Comlurb no futuro e esperamos que a parceria renda frutos e influencie outros pequenos e grandes a aderirem às boas práticas ambientais”.
Jovem ambientalista
Mesmo sendo muito pequena, Nina entende e defende muitas questões relacionadas ao meio ambiente.
Ela conta que quando crescer quer ser “ambialista” (ambientalista). Até os coleguinhas de escola aprendem, porque a garota faz questão de compartilhar com eles os conhecimentos que tem.
Ela ensina que jogar lixo na praia é errado. Nas palavras dela, “a baleia, o golfinho e o peixinho comem” e podem acabar sendo prejudicados por isso.
Incentivada desde muito cedo, Nina é motivo de orgulho para o pai, o biólogo marinho Ricardo Gomes, do Instituto Mar Urbano.
Para Ricardo, a educação ambiental tem que começar o quanto antes e é fundamental na formação de crianças e futuros adultos conscientes.
“É muito importante que essas crianças tenham um contato com a biodiversidade e também com os problemas, como saber que o plástico está causando a morte de animais marinhos”, afirma Ricardo.
“Eles têm esse poder de sensibilizar, de tocar o coração. Essa geração de agora já está mais consciente e já sabe da importância do meio ambiente para a nossa vida”, concluiu o pai.
Com informações de Yahoo.

Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
Jovem médico se emociona com presente simples que recebeu de paciente idosa; gratidão
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Bombeiros salvam mulher que teve parada cardíaca após atropelamento no DF
Veneno de escorpião poderá ser usado para combater câncer de mama; estudo brasileiro
Brasil zera transmissão do HIV de mãe para filho; menor índice de mortes por Aids em 30 anos
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal