Museu do Ipiranga será reinaugurado: 70% das obras concluídas

Fechado para visitação desde 2013, o Museu do Ipiranga, considerado o mais importante do país, será reaberto para comemorar o bicentenário da independência do Brasil.
O governador de São Paulo anunciou a data nesta terça-feira, 31. Será em setembro de 2022. Dória contou que mais de 70% das obras foram concluídas. Ele também falou sobre algumas mudanças que vão ocorrer na estrutura do prédio.
A obra, iniciada em outubro de 2019, traz melhorias de todo o prédio. Há um plano de ampliação e restauração do edifício, que é um patrimônio tombado pelo município, estado e governo federal.
Novidades para o museu
Em frente ao prédio, uma nova estrutura foi criada. O local abrigará a nova entrada, bilheteria, auditório para 200 pessoas, espaço do educativo, café, loja e sala de exposição temporária.
Quando reaberto, o museu terá dobrado sua área total construída, com o espaço modernizado que contará com elevadores, escadas rolantes e sistema de ar-condicionado.
A arquitetura também foi toda restaurada. O prédio teve os detalhes mantidos, mas melhorados, incluindo a fachada, os interiores e os elementos de marcenaria, como portas e batentes. Todo o espaço também foi pensado para gerar acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção.
Novo Jardim
O governador ainda anunciou o início do processo de recuperação do Jardim Francês, localizado em frente ao edifício do museu.
O projeto prevê a restauração da área construída e botânica do jardim, além da construção de um restaurante com 270 metros quadrados, espaço para food bikes, modernização da iluminação, requalificação das vias de acesso e o resgate de duas fontes do projeto original, demolidas em 1972.
O valor investido pelo governo nas obras será de R$ 19 milhões.
E durante as escavações, diversos objetos históricos foram encontrados no jardim do Museu do Ipiranga. A gente falou sobre eles aqui no Só Notícia Boa. Confira a matéria completa!
Com informações de Jornal da USP

Filha vai levar pai de 80 anos para o primeiro cruzeiro da vida dele; 10 dicas
Caixa agora financia 80% do valor dos imóveis; casas de até R$ 2,2 milhões
Casal de Itu que adota 3 irmãos para não separar a família tinha um sonho
Alunos fazem serenata para idosa com Alzheimer que gosta de acenar na varanda; vídeo
Brasil repara erro: 100 famílias de mortos na ditadura recebem certidões de óbito atualizadas
2026: ano de Copa do Mundo, Eleições e muitos feriados para passear; veja as datas
Cachorro herói enfrenta 2 onças e salva família de idosos no PR, vídeo
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Chuva de meteoros Orionídeas ainda poderá ser vista esta noite, diz Observatório Nacional
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou