Boate reutiliza energia liberada por frequentadores na pista de dança

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Boate reutiliza energia liberada por frequentadores na pista de dança
O sistema chamado Bodyheat vai usar bombas para capturar o calor corporal Foto: SWG3

Uma boate de Glasgow, na Escócia, vai aproveitar de forma sustentável a energia liberada por seus frequentadores na pista de dança.

Na preparação para a Conferência Climática COP26 da ONU em Glasgow, em novembro, o BODYHEAT transforma a energia dos corpos dançantes em uma fonte de aquecimento e refrigeração.

O sistema pioneiro da SWG3 pode economizar para a casa noturna até 70 toneladas de CO2 por ano.

Sistema de aquecimento e resfriamento

“Estamos extremamente animados em revelar nossos planos de introduzir um sistema de aquecimento e resfriamento renovável de última geração para o complexo SWG3. Vamos transformar o calor corporal dos ‘clubbers’ e frequentadores de shows em uma fonte de energia para ser usada novamente”, diz o comunicado da boate.

O primeiro de seu tipo a ser instalado na Escócia, o BODYHEAT usa bombas de calor e fluidos para capturar o calor corporal gerado pelas multidões da SWG3, canalizando sua energia combinada em doze tubos de 150 m de profundidade perfurados sob o local.

Esse calor pode ser usado imediatamente para resfriar o público, ou armazenado sob o solo até que seja necessário para aquecer o prédio.

Economia de eletricidade e gás

Para se ter uma ideia, um corpo humano irradia cerca de 100 watts de excesso de calor, que pode aumentar rapidamente em espaços confinados.

Sem contar que a enorme quantidade de calor que as pessoas geram dançando em clubes, ou shows, é atualmente ejetada na atmosfera como lixo.

“Com este novo sistema implementado”, diz o clube, “seremos capazes de utilizar esse calor, consumindo o mínimo de eletricidade e gás no local e, por sua vez, minimizando nossas emissões de carbono”

Futuro sustentável

“Não há dúvida de que a pandemia trouxe enormes desafios para o setor de eventos em todo o mundo”, disse Andrew Fleming Brown, Diretor Administrativo.

“Mas também criou um choque sísmico entre as empresas, destacando a necessidade de um ambiente estável para um futuro sustentável”.

“O BODYHEAT é nossa contribuição inovadora para uma questão global e nos ajudará a diminuir drasticamente nosso consumo de energia.

Esse é um passo maior no sentido de nos tornarmos um local neutro em carbono em um futuro não tão distante”, comemora Andrew.

Com informações do GNN