Fósseis de pterossauro gigante são encontrados no deserto

Um grupo de cientistas descobriu no Deserto do Atacama, no Chile, restos fósseis que foram identificados como de um pterossauro.
A espécie de dinossauro é considerada um dragão voador, que viveu há cerca de 160 milhões de anos. Foi a primeira vez que uma descoberta do tipo aconteceu na região.
A descoberta foi divulgada na semana passada pela Universidade do Chile, em comunicado e aconteceu em 2009, durante a expedição do grupo pelo deserto.
É a primeira vez que fósseis de pterossauro são encontrados no hemisfério Sul.
“Todas as descobertas da subfamília Rhamphorhynchinae provêm essencialmente do hemisfério norte, principalmente da Europa. Com isso, demonstramos que a distribuição dos animais deste grupo era mais ampla do que se sabia até o momento”, explicou Jhonatan.
Restos fósseis
Jhonatan Alarcon, cientista da Rede Paleontológica desta universidade, que chefiou os estudos dos fósseis de pterossauro, disse que os fósseis mostram características comuns dos famosos “dragões alados”.
Ele conta que os animais geralmente tinham envergadura de até dois metros de asas e “se caracterizavam por ter uma única cauda muito alongada, com uma terminação peculiar em forma de losango. Tinham, ainda, cabeças baixas, focinhos longos e pontiagudos voltados para a frente”.
Os restos fósseis do pterossauro foram identificados como o úmero esquerdo, uma possível vértebra dorsal e dois fragmentos de uma falange de asa, todos preservados em três dimensões.
Segundo os cientistas, o animal estava perto da fase adulta e pertencia à subfamília Ramphorhynchinae.
Com informações de Correio Braziliense

Cirurgião brasileiro opera paciente a 12 mil km de distância e entra para o Guinness
Menina com dislexia entra para a Mensa, o clube dos gênios do mundo
Turbina eólica de duas cabeças pode solucionar desafios da indústria
Michael Jackson é o artista morto que mais faturou em 2025; veja ranking da Forbes
Menino de 9 anos doa células-tronco e salva o pai com leucemia; já tiveram alta
Brasileira reencontra mulher que a salvou de estupro no metrô de Paris e agradece
Alerta de relógio inteligente salva brasileiro de infarto fulminante
Nícolas Prattes diz que filme “Minha Vida com Shurastey” vai “aquecer o coração”
Pai faz parto da própria filha em casa no DF; não deu tempo