Já pensou ficar rico e ganhar em dólar vendendo brigadeiros? Uma brasileira empreendedora conseguiu: a Renata Stoica. Ela é de São Paulo e proprietária da TinyB.
Nos últimos 12 meses, a marca dela atendeu grandes corporações como Facebook e Google, e faturou US$ 2,4 milhões, ou seja, R$ 13 milhões.
A empresa fica no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
A história
O empreendimento da brasileira começou em 2013, quando, aos 44 anos, ela decidiu se mudar para os Estados Unidos para acompanhar o marido norte-americano.
Aqui no Brasil, Renata trabalhava como enfermeira, mas fazia doces em ocasiões especiais. Ela tem boas lembranças da época em que aprendeu a fazer brigadeiros, na cidade de Itapeva.
“É uma memória muito positiva com meus amigos indo para a minha casa porque sabiam que teria chocolate”, disse ao PEGN.
E foi numa conversa com uma amiga que surgiu a ideia de montar a empresa de brigadeiros.
Os desafios
Entres os desafios para começar a empresa nos Estados Unidos estava a falta de matérias-primas, como o leite condensado, por preços baixos.
O problema foi resolvido depois de muita busca de fornecedores no Google.
Em 2014 o negócio foi oficializado, mas ela ainda fazia os docinhos em casa e levava para as cafeterias e os restaurantes.
Até que em 2017 a marca de brigadeiros foi convidada por outra empresa para preparar um workshop do doce.
Foi quando a empresária brasileira percebeu um nicho, que é o de integração entre funcionários de corporações e o uso de comidas e doces como parte desse processo.
Aí a TinyB se tornou conhecida no setor.
Se reinventou na pandemia
Só que chegou a pandemia e tudo parou.
A empresa de Renata passou então a dar cursos online de brigadeiro e aumentou a oferta de produtos, produzindo também cookies.
Hoje, a TinyB tem 40 funcionários, e já fala em expandir o negócio.
Que bela virada, não?
Com informações do PEGN