Estudo mostra em qual idade somos mais felizes na vida

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Estudo mostra em qual idade somos mais felizes na vida
A análise pode ajudar na elaboração de políticas públicas, segundo pesquisadores Foto: Freepik

Em qual idade somos mais felizes na vida? Um estudo conseguiu apontar a faixa etária na qual as pessoas dizem ser a época mais feliz da vida delas.

A análise foi feita com 17.000 participantes de 13 países europeus e o estudo longitudinal foi publicado no Springer Social Indicators Research.

O resultado sobre em qual idade somos mais felizes foi entre 30 e 34 anos de idade.

O estudo foi feito com pessoas que tinham 50 anos ou mais e pediu que elas se lembrassem quando foi a fase mais feliz da vida delas.

Maturidade

“Os resultados mostram que a probabilidade de viver o período mais feliz da vida apresenta uma relação côncava com a idade, com um ponto de inflexão por volta dos 30-34 anos e uma tendência decrescente a partir desse ponto. Retrospectivamente, a meia-idade não é considerada o período menos provável e mais feliz da vida”.

Palavras da autora do estudo, Begoña Alvarez, professora no departamento de economia aplicada da Universidade de Vigo, na Espanha.

Particularmente, nós do Só Notícia Boa, acreditamos que não podemos perder a esperança de ser feliz em idade alguma… e temos que ser sempre proativos, ou seja, tomar decisões e agir para alcançar nossa felicidade… muitas vezes saindo da zona de conforto!

Políticas Públicas

A pesquisa vai servir para um mapeamento da população em relação ao que ela necessita para ser mais feliz.

Mas a análise pode ir além de apontar a melhor época da vida para que as pessoas a aproveitem devidamente.

Os pesquisadores acreditam no uso dos resultados para a criação de políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população mais idosa.

Com informações da Exame