Brasileiro de 8 anos, fã dos Beatles, é um dos mais inteligentes do mundo

-
Por Andréa Fassina
Imagem de capa para Brasileiro de 8 anos, fã dos Beatles, é um dos mais inteligentes do mundo
Aos 8 anos Gustavo é um dos meninos mais inteligentes do mundo. Ele entrou para o Mensa, o clube dos gênios - Foto: Moises Pazianotto

Um menino brasileiro de apenas 8 anos, fã dos Beatles, é um dos mais inteligentes do mundo. Ele toca simplesmente 7 instrumentos e canta mais de 100 músicas, com essa idade.

O paulistano Gustavo Saldanha entrou para o MENSA, o chamado clube dos gênios, com os maiores QIs. Ele tem 140 de quoeficiente de inteligência, ainda mais alto que outra brasileira integrante do Clube, Laura Büchele de 9 anos, que tem 139. 

Desde o seu nascimento, Gustavo era notavelmente diferente das outras crianças. “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”, lembra a doutora em Ciências da Saúde, Luciane Saldanha, mãe de Gustavo.

Assim que aprendeu a falar, o pequeno começou a demonstrar grande paixão pelo mundo da música.

A inteligência em números

Os gênios brasileiros foram descobertos pelo mesmo neurocientista Dr. Fabiano de Abreu e, segundo ele, mesmo com QIs diferentes, ambos estão na mesma faixa de inteligência.

“Não se pode fixar em números, pois há diferentes testes com diferentes números, mas ambos fizeram o mesmo teste e possuem 99 de percentil, melhor maneira de avaliar o QI. Tem pessoas cujo teste dá 180 com 99 de percentil. Depende também do desvio padrão a ser calculado. Para passar para Mensa, tem que tirar acima de 98 de percentil.” disse o doutor em neurociências e especialista em estudos de inteligência.

Paixão pelos Beatles e outras habilidades 

Aos 5 anos, quando participou de uma apresentação do dia das mães, Gustavo descobriu os Beatles e foi aprendendo o repertório da banda inglesa com uma grande velocidade.

No mesmo ano, o pequeno artista começou a se apresentar ao lado de Marco Mallagoli, presidente do Fã Clube Revolution em São Paulo e, em pouco tempo, o repertório do garoto já englobava mais de 50 sucessos dos Beatles.

A lista de habilidades da criança só cresceu ao longo dos anos. Atualmente ele é capaz de tocar guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria, teclado e outros instrumentos, além de cantar e já ter 4 músicas autorais.

Graças à essa paixão, aos 6 anos Gustavo gravou seu primeiro álbum, com 14 sucessos da banda, atualmente disponível em streamings.

Tecnologia 

Além da paixão por música, o menino brasileiro se envolveu com a tecnologia e, apesar da pouca idade, já consegue instalar sistemas operacionais, transformar a aparência do Windows em Apple e utilizar o complexo sistema dos músicos profissionais, Logic Pro, que foi ensinado a ele pelo maestro Anselmo Ubiratan, renomado musicista, especialmente no meio Beatles.

“Gustavo é intenso, 1 ano com ele parecem 10, de tantas realizações que acontecem. E ele tem consciência da sua capacidade”, contam os pais do menino.

Atualmente, o repertório do pequeno artista já supera mais de 100 músicas. Gustavo também se apresentou em Liverpool e já foi notado por grandes nomes da música mundial como John Fogerty, James Taylor e Brian Ray.

Futuro brilhante

Os orientadores de Gustavo já estão cuidando para que as habilidades do menino sejam direcionadas e aproveitadas.

“Estou vinculando-o ao especialista em tecnologia, o italiano Mirko Lamberti, também membro da Mensa e orientador da Logos University International”, disse o neurocientista.

Para o Dr. Fabiano de Abreu, o caso de Gustavo comprova a sua tese sobre a importância da plasticidade cerebral.

“A inteligência tem precursor genético e o fenótipo resulta num desenvolvimento que sugere pistas que podem ser passadas para a próxima geração. Por isso a importância do nível educacional, da leitura, da aprendizagem para desenvolver uma população”, concluiu.

Gustavo com sua família Foto: Moises Pazianotto

Gustavo com sua família Foto: Moises Pazianotto

Veja a performance de Gustavo no seu canal no YouTube:

Youtube tumbnail video

Youtube tumbnail video

Com informações da Crescer