Eclipse lunar mais longo do século será visto no Brasil nesta madrugada

3226
O fenômeno do eclipse lunar parcial, conhecido como Lua de Sangue será visto em todo o mundo Foto: Forbes
O fenômeno do eclipse lunar parcial, conhecido como Lua de Sangue será visto em todo o mundo Foto: Forbes

O maior e mais longo eclipse lunar do século em 580 anos será visto entre a noite desta quinta, 18, e a madrugada desta sexta, 19, com o auge às 04h19 pelo horário de Brasília.

Torça para fazer tempo bom onde você está! Olhe para o céu para ver o eclipse lunar da Lua de Sangue, enquanto a lua cheia desliza pela sombra da Terra. Ele terá duração de 3 horas e 28 minutos.

De acordo com a NASA, o eclipse parcial será visível no mundo inteiro, inclusive no Brasil, com destaque para o norte do país. (veja melhores pontos no link abaixo)

Mesmo não sendo um eclipse completo, o fenômeno será espetacular: em seu pico, apenas uma pequena porção da lua (2,6%) permanecerá iluminada pelo sol.

Pontos de Avistamento

A América do Norte terá uma localização privilegiada para assistir ao show lunar.

Segundo a NASA, para as pessoas na costa leste dos Estados Unidos, o eclipse parcial começa um pouco depois das 2 da manhã, atingindo seu máximo às 4 da manhã – é quando você realmente quer observar a lua.

Para quem está na Costa Oeste, o eclipse parcial começa às 23h. Veja aqui os pontos de melhor avistamento.

Lua de Sangue

Este eclipse parcial deve ser um grande exemplo do que é conhecido como Efeito Lanterna Japonesa – em outras palavras, a superfície da lua aparecerá na cor de cobre brilhante.

Durante um eclipse lunar, a Lua fica vermelha porque a única luz solar que atinge a Lua passa pela atmosfera da Terra.

Quanto mais poeira ou nuvens na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua aparecerá, como numa projeção.