Professora guarda carta de alunos para serem lidas no futuro

A professora Patrícia Peres teve uma ideia incrível e que, com certeza, vai emocionar muito os alunos dela daqui a alguns anos.
Ela desenvolveu um projeto chamado “Cartas para o Futuro”, no qual os estudantes escrevem mensagens endereçadas para eles mesmos, que serão postadas pela educadora no futuro, quando eles estiverem maiores.
Patrícia iniciou o projeto há 10 anos para os estudantes de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, onde ela leciona.
A própria professora fica responsável por guardar e enviar as cartas para os alunos quando a data prevista para a postagem chegar.
‘Eu do Futuro’
Nas cartinhas, o “eu atual” do aluno escreve para o “eu do futuro” falando da importância de acreditar nos sonhos deles e de não perder a esperança.
“Os sonhos mudam também. Será que são os mesmos sonhos que tinham há cinco anos? Você tem uma meta, será que ela continua a mesma? Essa questão do autoconhecimento é muito importante”, ressaltou.
Os alunos também arriscaram algumas previsões de como estaria a vida deles hoje. As cartas foram recolhidas, guardadas e lacradas em uma caixa organizadora.
“Todos fazem a carta e entregam. Tem toda uma preparação antes. A começar pelo endereço e como preencher uma carta. Peço para eles anotarem o endereço de suas casas certinho. Ensino como preencher um envelope porque muitos nem sabem como fazer isso”, explicou a professora.
Correios
A agência dos Correios abraçou o projeto e as cartas foram postadas como carta social, ou seja, sem ônus para a professora.
No último dia 25 de novembro, Patrícia foi à agência dos Correios e postou 81 cartas que estavam guardadas desde 2015. Naquele ano, os alunos cursavam o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, e tinham entre 13 e 15 anos.
Patrícia fala sempre muito emocionada sobre o projeto. Ela contou que todos os alunos se envolveram na produção das cartas desde o início.
De acordo com a professora, as cartas escritas este ano, serão despachadas pelos Correios apenas em 2025, encontrando o destinatário, o “eu do futuro”.


Com informações de Folha Vitória