Professora guarda carta de alunos para serem lidas no futuro

A professora Patrícia Peres teve uma ideia incrível e que, com certeza, vai emocionar muito os alunos dela daqui a alguns anos.
Ela desenvolveu um projeto chamado “Cartas para o Futuro”, no qual os estudantes escrevem mensagens endereçadas para eles mesmos, que serão postadas pela educadora no futuro, quando eles estiverem maiores.
Patrícia iniciou o projeto há 10 anos para os estudantes de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, onde ela leciona.
A própria professora fica responsável por guardar e enviar as cartas para os alunos quando a data prevista para a postagem chegar.
‘Eu do Futuro’
Nas cartinhas, o “eu atual” do aluno escreve para o “eu do futuro” falando da importância de acreditar nos sonhos deles e de não perder a esperança.
“Os sonhos mudam também. Será que são os mesmos sonhos que tinham há cinco anos? Você tem uma meta, será que ela continua a mesma? Essa questão do autoconhecimento é muito importante”, ressaltou.
Os alunos também arriscaram algumas previsões de como estaria a vida deles hoje. As cartas foram recolhidas, guardadas e lacradas em uma caixa organizadora.
“Todos fazem a carta e entregam. Tem toda uma preparação antes. A começar pelo endereço e como preencher uma carta. Peço para eles anotarem o endereço de suas casas certinho. Ensino como preencher um envelope porque muitos nem sabem como fazer isso”, explicou a professora.
Correios
A agência dos Correios abraçou o projeto e as cartas foram postadas como carta social, ou seja, sem ônus para a professora.
No último dia 25 de novembro, Patrícia foi à agência dos Correios e postou 81 cartas que estavam guardadas desde 2015. Naquele ano, os alunos cursavam o 8º e 9º anos do Ensino Fundamental II, e tinham entre 13 e 15 anos.
Patrícia fala sempre muito emocionada sobre o projeto. Ela contou que todos os alunos se envolveram na produção das cartas desde o início.
De acordo com a professora, as cartas escritas este ano, serão despachadas pelos Correios apenas em 2025, encontrando o destinatário, o “eu do futuro”.
Com informações de Folha Vitória

Governo dá bolsa para pacientes com câncer não abandonarem tratamento; veja valores
“Caçador de tesouros” brasileiro acha iPhone soterrado na praia e devolve a turista; vídeo
Isabel Veloso recebe medula do pai e agradece: “me deu vida de novo”
Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Colírio que corrige visão de perto começará a ser vendido este ano; aprovado nos EUA
Tartarugas marinhas verdes venceram; não estão mais ameaçadas de extinção
Garota de 13 anos com QI de Einstein entra na faculdade de Medicina