Vacina contra Covid-19 sem agulha começa a ser testada no Reino Unido

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Vacina contra Covid-19 sem agulha começa a ser testada no Reino Unido
A Dios-CoVax é uma vacina sem agulhas, que gera uma explosão de ar que injeta o composto na pele - Foto: Reprodução/Universidade de Cambridge

Uma vacina inovadora contra a Covid-19 pode ajudar em breve todas as pessoas que têm medo de agulha. É que a Dios-CoVax começou a ser testada em humanos no Reino Unido.

Sem fazer uso de agulha, o imunizante é aplicado por meio de um jato de ar, que injeta o composto na pele. Além disso, a vacina usa como alvo várias estruturas comuns de coronavírus Beta, e não a proteína spike, que vem sofrendo mutações.

Para os cientistas, a Dios-CoVax é uma resposta promissora para novas variantes do coronavírus e pode proteger contra novas pandemias do vírus.

“A resposta das comunidades científica e médica ao desenvolvimento e à entrega das vacinas tem sido incrível, mas, conforme surgem novas variantes e a imunidade começa a diminuir, precisamos de tecnologias mais novas”, disse Jonathan Heeney, professor da Universidade de Cambridge e responsável pelo desenvolvimento da vacina.

Como funciona a Dios-CoVax

A Dios-CoVax funciona de uma maneira diferente das vacinas convencionais. Enquanto a maioria desses imunizantes usam a sequência do RNA para atingir a proteína spike do coronavírus, a nova tecnologia usa métodos que codificam os antígenos mais amplos, que aparecem em variados tipos de coronavírus. Dessa forma, a proteção é muito maior também.

Sabemos que o coronavírus está em constante mutação. Isso faz com que a própria proteína spike do vírus mude. Para contornar esse problema, a equipe de pesquisadores buscou novos tipos de antígenos, que são os mesmos em coronavírus que ocorrem na natureza, incluindo em animais que os carregam, como morcegos.

Quando aplicada, as células imunológicas do nosso corpo captam o vetor, decodificam o antígeno da vacina e apresentam as informações ao sistema imunológico.

É após esse processo que nosso sistema imunológico passa a produzir anticorpos neutralizantes, que bloqueiam a infecção pelo vírus.

Testes

Os testes estão sendo realizados pelo NIHR Southampton Clinical Research Facility.

Os candidatos são pessoas de 18 a 60 anos, saudáveis e que possam se disponibilizar para serem acompanhadas em um período de 12 meses.

A aplicação é feita através de um aparelho próprio e não causa dor.

Outra vacina também está em desenvolvimento na Carolina do Norte, Estados Unidos. O imunizante é um adesivo produzido a partir de um polímero que tem microagulhas na composição. Quem tem medo de agulhas também vai gostar de saber dessa novidade! Confira a matéria completa aqui no Só Notícia Boa!

Os testes iniciaram no Reino Unido - Foto: reprodução

Os testes iniciaram no Reino Unido – Foto: reprodução

Com informações de Revista Oeste