Cientistas batizam árvore tropical em homenagem a Leonardo DiCaprio

Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Cientistas batizam árvore tropical em homenagem a Leonardo DiCaprio
O ator Leonardo DiCaprio foi homenageado por cientistas com o nome dele em uma nova espécie de árvore tropical - Foto: reprodução

Uma nova espécie de árvore tropical foi descoberta na cidade de Ebo, em Camarões. Com 4 metros de altura e um tronco de grandes flores amarelo-verdes, a planta foi batizada de Uvariopsis Dicaprio, em homenagem ao ator Leonardo DiCaprio, que luta por causas ambientais há anos.

A relação do ator com as florestas tropicais africanas é bastante conhecida. Em 2020, Dicaprio se uniu à organização “Re:wild” para evitar o corte de mais de 68.000 hectares de floresta no continente, que sofriam exploração para a produção de madeira.

“Achamos que ele foi crucial para ajudar a impedir o corte da floresta de Ebo”, disse o Dr. Martin Cheek, um dos responsáveis pela descoberta da espécie.

Homenagem merecidíssima ao ator, que não teme represálias de governantes, nem de poderosos, e segue sua luta em defesa da vida no planeta.

Árvore rara

Segundo os pesquisadores, a Uvariopsis dicaprio, é uma árvore rara e cresce apenas em uma floresta em Camarões.

A espécie pertence à família ylang ylang, e até agora foi encontrada apenas em uma pequena área da floresta de Ebo.

Causa ambientalista

A decisão dos cientistas dos Jardins Botânicos Reais, em Londres, de batizar a nova árvore com o home do ator, foi muito bem recebida pela comunidade ambientalista.

Os alertas feitos por DiCaprio permitiram que o movimento de proteção da floresta de Ebo ganhasse uma nova força, o que fez com que o Presidente dos Camarões cancelasse o contrato de concessão da floresta em agosto de 2020.

Novas espécies

Além desta árvore, os cientistas descobriram e nomearam outras 204 plantas em todo o mundo. Entre as espécies, um tabaco venenoso e uma orquídea.

Em Ebo, a descoberta de novas espécies é feita em parceria com o Herbanário Nacional dos Camarões, apoiado pelo Aliança da Vida Selvagem do Zoo de San Diego, que tem procurado preservar esta floresta há 20 anos.

Uvariopsis dicaprio - Foto: reprodução