Coldplay confirma R.I.R. 2022 e plantará uma árvore por ingresso vendido

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Coldplay confirma R.I.R. 2022 e plantará uma árvore por ingresso vendido
A banda Coldplay confirmou a turnê "Music of the spheres" no Rock in Rio 2022 e plantará uma árvore por cada ingresso vendido - Foto: divulgação

A banda Coldplay confirmou a vinda para o Brasil no próximo ano, com a turnê “Music of the spheres”, que será apresentada no Palco Mundo do Rock in Rio 2022 (RIR 2022).

Repleta de conceitos, além de trazer canções novas, a turnê tem o compromisso de seguir uma lista de diretrizes em prol da sustentabilidade, como divulgou o grupo. Por isso, para cada ingresso vendido da apresentação, uma árvore será plantada pelo grupo.

“Como parte dessa promessa, a turnê vai financiar o plantio — e a proteção vitalícia — de milhões de novas árvores, incluindo uma árvore para cada ingresso vendido”, garante um texto publicado pela banda.

Energia do público

Uma das novidades que mais tem gerado ansiedade nos músicos e nos fãs, é a geração de energia sustentável a partir do movimento do público.

“Quando eu falar para o público pular, literalmente, preciso que ele pule”, disse o vocalista do Coldplay, Chris Martin, em entrevista. “Porque sem o movimento, as luzes vão se apagar.”

O piso personalizado funciona com uma bateria, criada em parceria com a marca de veículos de luxo BMW. A bateria é carregada com óleo de cozinha reciclado, energia solar e movimento humano.

“Instalaremos telhas solares na construção de cada show, no piso do estádio, nos saguões externos e no palco. A bateria do show começará a carregar assim que chegarmos ao local”, lembra o comunicado do grupo.

O Colplay se apresentará no Palco Mundo do Rock in Rio 2022 no dia 10 de setembro de 2022, 11 anos após o último show no Rock in Rio.

Rock e Meio Ambiente

A banda vem estudado questões ambientais desde 2019, quando contratou uma equipe de especialistas em sustentabilidade para investigar o impacto ambiental gerado pelos shows do grupo.

Com a pesquisa, eles concluíram que dá para reduzir emissões de carbono para a atmosfera durantes as apresentações. Desde então, uma estratégia foi adotada para que a nova turnê fosse o mais sustentável possível.

O show que passará pelo Rock in Rio tem a expectativa de reduzir em 50% a produção de gás carbônico.

Para isso, eles elaboraram um plano que atinge desde a montagem do set até as maneiras com que a banda é transportada de um lugar ao outro.

“Evitaremos combustíveis fósseis (como gasolina e gás natural) e usaremos energia limpa e biomateriais sustentáveis sempre que possível”, diz um comunicado divulgado pelo Coldplay.

Com informações de Blitz