Vacina 100% brasileira contra Covid: começa a produção

A vacina 100% brasileira contra a Covid-19 começa a ser produzida nesta segunda, 10, pela Fiocruz após a Anvisa ter liberado na semana passada o insumo nacional, o IFA – Ingrediente Farmacêutico Ativo – produzido pela Fundação Oswaldo Cruz.
Se tudo acontecer como o planejado as primeiras doses iniciais serão entregues no começo de fevereiro ao Ministério da Saúde.
A fábrica está preparada para produzir um milhão de doses por dia. Inicialmente, a Fiocruz vai entregar 20 milhões de doses do imunizante.
Como é a produção
O processo de elaboração da vacina começa com o descongelamento da matéria-prima, que estava preservada à espera da aprovação.
Esse procedimento demora três dias para ser concluído.
A previsão é de que o processo todo, que vai desde a produção até o controle de qualidade, demore cerca de 20 dias. Em outras palavras, a finalização deve ocorrer ainda no mês de janeiro, para as primeiras entregas sejam feitas entre os dias 1º e 4 de fevereiro.
Doses para crianças
A Fiocruz espera a resposta dos testes científicos em Oxford para entender qual o impacto da vacina em crianças e adolescentes.
“A AstraZeneca no Reino Unido vem realizando estudos clínicos para a vacina pediátrica, então estamos aguardando essa conclusão. É uma possibilidade”, disse em entrevista à CNN, a presidente da fundação, Nísia Trindade.
Os cientistas também querem verificar se a vacina terá algum tipo de adaptação para imunizar a população contra a variante Ômicron do coronavírus.
Com informações da CNN

Motorista para o ônibus e ajuda mulher cega a encontrar parente na rua; gentileza
Alunos idosos do EJA tiram a primeira foto escolar da vida e as carinhas dizem tudo
Faxineiro se forma em Medicina e emociona ao dizer: “o faxineiro venceu”; vídeo
Mãe descobre gravidez na hora do parto: achou que era pedra nos rins; vídeo
Carro voador brasileiro da Embraer passa em teste e já tem 3 mil encomendas
Médico viraliza com presentes simples e carinhosos que ganha de pacientes da roça; vídeo
Embrapa desenvolve carne em laboratório sem sacrificar animais: inovação anima cientistas
Japoneses recolhem lixo no estádio da Copa e repetem exemplo de educação; vídeo
Meditação melhora o cérebro em apenas 3 minutos, revela estudo de Harvard
Faisão raro que não era visto há 20 anos volta à natureza com ajuda humana
Fim da guerra? Acordo entre EUA e Irã derruba preço do petróleo; retomada da paz anima mercado