Justiça suspende abate de jumentos no Brasil para exportação à China

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região determinou que o Brasil não fará mais abate de jumentos com a finalidade de exportá-los para a China. A medida foi tomada nesta quinta-feira (03), por 10 dos 13 desembargadores da Corte Especial do TRF-1, em Brasília.
Com a nova determinação, a expectativa é que casos de maus-tratos ao animal diminuam bastante em nosso país.
Durante a sessão, o desembargador Marcos Augusto de Souza disse que a decisão não deve causar prejuízo aos frigoríficos.
“Eu acho que a novidade de se transformar o abate desses animais em atividade econômica já coloca em xeque o argumento de que essa decisão pode impactar uma economia que teria surgido e que favorecia a região em tempo de crise a partir dessa atividade”, disse.
Desde 2016 o Brasil exporta o couro de jumentos para a China. A finalidade é a produção de um medicamento experimental chamado ejiao, muito popular no país asiático.
Medicamento sem comprovação científica
Apesar de o ejiao não ter comprovação científica, ele movimenta bilhões no mercado chinês. É utilizado com a promessa de tratar diversos problemas de saúde, como menstruação irregular, anemia, insônia e até impotência sexual. Ele é consumido de várias maneiras, como em chás e bolos.
Só que para fabricar o produto, os animais são recolhidos da caatinga e de zonas rurais do Nordeste em grande volume. Também não há uma preocupação quanto a cadeia de produção que renove o rebanho, como ocorre com o gado.
Isso significa que os jumentos são abatidos em uma velocidade maior do que a capacidade de reprodução, o que acendeu um alerta de que a população de jegues pode ser eliminada nos próximos anos no Nordeste.
Defesa dos animais
Essa decisão do TRF-1 é mais um passo importante de uma ação que corre desde 2018. Na época, entidades de defesa do direito dos animais entraram com um processo solicitando a proibição. Em um primeiro momento, a Justiça da Bahia concedeu uma liminar proibindo os abates no Estado.
No entanto, em 2019 a medida foi suspensa, com a justificativa de que a proibição do mercado prejudicava a economia do município e da Bahia.
No entanto, nesta quinta-feira, a maioria dos desembargadores do TRF-1 conseguiu derrubar o argumento, alegando que não há provas dos supostos prejuízos econômicos provocados pela suspensão inicial do setor.
“Não se demonstrou (no argumento) a existência de uma grave lesão à economia pública”, afirmou o desembargador Carlos Eduardo Moreira Alves, que votou pela nova suspensão.
Já o desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, que também votou pela suspensão, citou a importância cultural do jumento para o Nordeste brasileiro.
“Há músicas e poemas sobre o jumento. Há uma música do Luiz Gonzaga (Apologia ao Jumento) que fala que o animal é nosso irmão, que relata essa proximidade do jumento como um animal de estimação. Imagina se a gente começa a exportar carne de cachorro e de gato para outras culturas que não têm essa proximidade com o animal”, disse.
A suspensão do abate vale para todo território nacional, mas ainda cabe recurso. Além disso, há outros processos na Justiça e investigações do Ministério Público sobre esse mercado.
Com informações de R7

Acabou a aposentadoria compulsória para juízes envolvidos em casos graves; decide STF
Justiça proíbe que GDF venda imóveis de Brasília para socorrer BRB, delapidado no caso Master
Testes clínicos da polilaminina começam em abril, revela dra. Tatiana Sampaio
Rezador faz cavalo doente ficar de pé, voltar a comer e vídeo impressiona as redes; assista
Wagner Moura faz história para o Brasil no Oscar 2026; video
Dia da Felicidade está chegando: veja como estimular seu cérebro agora
Idoso de 82 anos campeão de maratona intriga cientistas: coração forte como jovem de 20 anos
Cachorrinha desaparecida há 2 anos é encontrada a 2 mil Km de casa; mistério
Fêmur de dinossauro gigante descoberto no Brasil tem ligação com fóssil da Espanha
Filme de Michael Jackson terá álbum especial com CD, 2 LPs e fita cassete; veja
Filho empresário faz homenagem à mãe gari e vídeo bate 1,7 milhão; assista
Vídeo da esposa que mandou marmita com bilhete lindo para o marido na obra bate 9 milhões