Só Notícia Boa
Comercial

Loja Virtual Simplificada: 5 passos para montar a sua

Andréa Fassina
30 / 03 / 2022 às 11 : 18
As lojas virtuais crescem a cada dia e para ter uma é mais fácil do que imagina - Foto: Pexels
As lojas virtuais crescem a cada dia e para ter uma é mais fácil do que imagina - Foto: Pexels

Sempre teve vontade de montar sua loja, mas ainda não se sentiu inspirado(a) a aprender tudo o que pode envolver a criação de um site?

Bom, existem maneiras alternativas para criar um site e hoje você vai aprender um modo de montar um e-commerce rapidamente, e que provavelmente vai sair mais em conta também.

Bastam 5 passos para montar sua loja virtual simplificada e esta solução é a melhor para este tipo de negócio.

Comercial

Como criar uma loja virtual?

Não tem como falarmos de criar uma loja virtual sem pensarmos nos elementos mais básicos da criação de site. Isto é, domínio, serviço de hospedagem, page builder e templates.

E essa jornada pode ser bem longa se quisermos entender de tudo. É uma demora de mais de três meses para poder montar sua loja virtual e iniciar suas vendas; o que definitivamente não é uma estratégia eficiente ou simplificada.

Apesar da possível complexidade que criar um site pode oferecer, você pode facilitar bastante o processo, passando por tudo mais rapidamente. Veja:

1. Obtenha um domínio?

Normalmente você teria que passar por sites de registro de domínio, procurando pelo melhor preço para registrar o domínio da sua marca por normalmente um ano.

Este serviço sai em média R$40,00 no primeiro ano e começa a subir de valor conforme você renova seu plano.

Outra possibilidade é buscar por sites que oferecem domínios gratuitos mesmo que não tenha a finalização “.br”, “.com” ou “.com.br”, que são as mais buscadas por aí.

Você ganha menos credibilidade, mas pelo menos gera um endereço sem elevar seus custos iniciais. Garanta que o nome da sua marca esteja presente no domínio e, de preferência, tente colocar somente seu nome no endereço para garantir autonomia para a identidade da sua marca.

2. Contrate um serviço de hospedagem

Em termos simples, hospedagem é o aluguel de um servidor para manter seu site online constantemente.

Isto é necessário para que outros usuários possam encontrar e acessar seu site através de buscas no Google ou até ao clicar em links diretos. Sem isso, não há site.

As grandes provedoras no Brasil são a Hostinger, a Hostgator e a LocaWeb. Você pode verificar os preços destas empresas ou assinar um plano com hospedagem gratuita para ferramentas de desenvolvimento de sites “all-in-one”, que normalmente oferecem recursos gratuitos em troca da fidelização do cliente por um prazo maior e a aquisição da ferramenta de desenvolvimento de loja virtual simplificada que elas oferecem.

Esta solução costuma ser bastante vantajosa para o microempresário, que obtém inúmeros recursos em um único pacote, sendo vários deles gratuitos.

Assim, é possível iniciar um negócio de vez, sem que seja necessário investir enormes quantias logo nos primeiros meses.
Fica muito mais fácil montar um site encontrando todos os recursos necessários em uma fonte só, ainda mais quando vários deles são de graça, não é mesmo!?

3. Adquira um Page Builder

Page Builder é uma ferramenta capaz de editar páginas de um site do zero e habilitá-lo a oferecer conteúdo.

Também, é possível personalizar as páginas e menus do mesmo, dando senso de identidade à marca e criar um espaço personalizado.

Muitos page builders requerem conhecimento de código HTML e outras linguagens; outros, te permitem editar a aparência do site ao arrastar elementos, como caixas de texto, títulos e imagens, semelhante a um construtor de slides.

É o que chamamos de função “drag-and-drop”; você arrasta, solta, digita o texto desejado e a modificação está feita.

A maioria dos page builders só serão utilizáveis dentro de gerenciadores de conteúdo específicos, como é o caso do Elementor, o page builder mais popular do ocidente. Para utilizá-lo, terá que criar um site WordPress, se habituar com as funções deste gerenciador de conteúdo e instalar o Elementor gratuito. Para usar sua versão completa, ainda terá que assinar um plano pago.

Optar por ferramentas de desenvolvimento de sites all-in-one pode ser a melhor opção, pois você obtém um page-builder com função drag-and-drop e ainda lida com uma interface simplificada para montar sua loja virtual, o que toma menos tempo de aprendizagem.

4. Encontre Templates

Templates práticos, intuitivos e que requerem poucas alterações podem ser muito difíceis de encontrar, e a aparência do seu site pode facilmente se tornar a parte mais cara inicialmente.

Dependendo do gerenciador de conteúdo utilizado, você pode acessar templates gratuitos ou buscar por desenvolvedores. O mercado estrangeiro costuma oferecer as melhores soluções, que poupam uma quantidade inestimável de tempo e capacidade de personalização. Porém, seus preços costumam variar entre U$40,00 e U$60,00 mês.

Empresas de desenvolvimento all-in-one costumam ter parcerias com designers e empresas de desenvolvedores, e, por isso, conseguem oferecer templates de alto nível de praticidade e personalização gratuitamente.

Encontre um template que se adapte ao seu negócio e poupe tempo, evitando também a necessidade de contratar designers e desenvolvedores para colocar seu site em prática.

5. Aprenda sobre identidade visual e marketing

As quatro etapas anteriores servem para criar um site e torná-lo funcional. Tendo estes 4 elementos, os mais básicos sobre criação de site, já é possível montar uma loja virtual.

Porém, para vender, chamar a atenção de um público, saber gerir seu negócio e conquistar seu espaço, é necessário dominar estratégias de marketing digital – em especial o marketing de conteúdo.

Também, para que seu site tenha sucesso e “sua marca pegue”, é necessário um ótimo trabalho de identidade visual.

Acima, mencionei que não dá para querermos nos tornar experts em tudo, e que até existem soluções interessantes para outros gerenciadores de conteúdo. Porém, para usá-los você terá que dedicar muito do seu tempo aprendendo novas ferramentas ao invés de evoluir sua marca diretamente.

As soluções de desenvolvimento web all-in-one estão entre as mais eficientes e capazes de permitir que o empreendedor se foque exclusividade no desenvolvimento da sua loja virtual simplificada como uma marca; ou seja, aquilo que agrega valor direto: bom relacionamento com clientes, planejamento e resultados.

Comercial
Notícias Relacionadas
Comercial
Últimas Notícias
Comercial
Mais Lidas
Comercial
Mais Notícia Boa
Comercial