Indígenas brasileiros aprendem a produzir podcasts para divulgar sua cultura

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para Indígenas brasileiros aprendem a produzir podcasts para divulgar sua cultura
O projeto Embaixadores do Povo Indígena, idealizado pela USP ajuda a produzir podcasts para divulgar cultura dos povos originários - Foto: Divulgação/Kamaiura Anama

Olha que iniciativa incrível! A comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe, do sudeste da Bahia, aprendeu a produzir podcasts em parceria com a USP, Universidade de São Paulo.

No início o projeto pretendia orientar a população indígena sobre a pandemia da covid-19, mas acabou ganhando um outro objetivo igualmente importante.

Agora, os podcasts se transformaram num meio para divulgar a cultura desse povo e garantir que ela não morra.

O projeto

Trata-se do projeto Embaixadores do Povo Indígena.

Ele foi idealizado pela professora Carolina Aires, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, em parceria com a comunidade indígena Pataxó Hãhãhãe (sudeste da Bahia) e a Rádio USP.

Tecnologia e jovens indígenas

Outro objetivo com os podcasts é alcançar jovens indígenas, que já possuem acesso à internet e redes sociais, e fazê-los “se aprofundarem mais e mais na sua história“.

O líder indígena Hemerson Pataxó avalia que as redes sociais vêm demandando cada vez mais tempo dos jovens, tempo que “poderiam estar em contato com os anciãos”, ouvindo mais sobre os costumes e tradições.

Mas ele também acredita que esses jovens possam colaborar com o fortalecimento da cultura e aprofundamento da história de seu povo.

“Como já estão nas redes sociais, agora poderão usar a ferramenta com uma riqueza maior de cultura e entretenimento”, disse.

Que incrível!

Com informações de Jornal USP