Vizinhos ajudam mãe que perdeu tudo após enchente em Fortaleza

-
Por Monique de Carvalho
Compartilhar
Imagem de capa para Vizinhos ajudam mãe que perdeu tudo após enchente em Fortaleza
Foram móveis como cama, sofá, armários, e eletrodomésticos como geladeira, forno e TV… até a comida deles foi embora com a enchente. Fotos: Arquivo Pessoal

A dona Josélia de Sousa Gonçalves, de 44 anos, sempre gostou de fazer o bem ao próximo. E o bem retornou para essa mãe há poucas semanas, quando vizinhos se mobilizaram para ajudar, depois que ela perdeu quase tudo por causa da chuva forte no Ceará.

A casinha da Josélia foi invadida pela água, que levou o pouco que a família tinha. Ela teve a mobília danificada, as roupas perdidas e até a comida da casa foi embora com o aguaceiro.

Mas a solidariedade de vizinhos – que também tiveram as casas afetadas pela chuva – emocionou dona Josélia. Eles se uniram para que a família dela não ficasse desamparada e deram um lindo exemplo de empatia e amor ao próximo.

Mãe forte

Josélia, ou Jó, como os amigos a chamam, é casada e tem três filhos de um antigo relacionamento. Ela disse que o pai dos meninos nunca ajudou em nada. Ela sempre manteve tudo sozinha.

Além disso, a Jó tem um filho de 20 anos que é autista e um outro que tem uma doença crônica.

A única renda da família hoje é de um salário mínimo, que o atual marido dela ganha como zelador. Com muito sacrifício, eles conseguiram rebocar a casa no início desse ano e Jó agradece porque as paredes não caíram justamente por esse fato.

Solidariedade

A Josélia sempre foi uma pessoa muito do bem. Ela ajuda vizinhos, amigos e desconhecidos que precisam.

Seja com uma palavra amiga, ou doação de alimento e roupa, essa dona de casa sempre buscava uma forma de não desamparar as pessoas que precisavam do apoio nela.

“Essa casa dela é assim hoje, porque foi luta viu?”, conta Rafaelle Viana, uma amiga da Josélia. “Essa casa era sem reboco algum, sem estrutura alguma. Eu via a hora cair por cima deles. A história dela [Josélia], dá um livro. Se eu pudesse eu tirava tudo da minha casa e dava pra ela, porque ela merece muito”, conclui.

O bem vai e volta

E o retorno para a Jó veio agora em maio, em um dos momentos mais difíceis que ela já passou.

E, ao ver o desespero dela, vizinhos se reuniram para ajudar essa mãe. Foi quando algumas doações começaram a chegar. Jó recuperou parte do alimento que perdeu e conseguiu restaurar a máquina de lavar, para tentar limpar as roupas sujas pela lama.

“Graças a Deus, consegui recuperar a minha máquina de lavar. Com ela que estou lavando todas as roupas de lama. No meu quarto o colchão ficou molhado, a cama ficou nadando”, contou.

Entramos nessa corrente, junto com os vizinhos e amigos da Jó, para tentar recuperar um pouquinho e fazer com que essa mãe tenha um lar digno novamente após a chuva.

O valor arrecadado será para a compra de itens essenciais, que ela perdeu após a chuva e fazer a reforma de parte da casa que também foi destruída.

Você também pode ajudar a Josélia doando pelo PIX casa-joselia@sovaquinhaboa.com.br ou pela plataforma Só Vaquinha Boa.

Veja como ficou a casa da Josélia:

 

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

Fotos: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal