Ararinhas-azuis são soltas na natureza 20 anos depois do temor da extinção

Neste fim de semana, oito ararinhas-azuis foram soltas em Curaçá, no sertão baiano.
Nascidas em viveiros, as aves passaram por um treinamento de dois anos para esse grande momento de vida livre! A espécie chegou a ser considerada extinta da natureza há 22 anos.
A soltura delas é uma das etapas do Plano de ação Ararinha-Azul, coordenado pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), em parceria com a ONG ACTP e instituições privadas que apoiaram o projeto.
“Se elas vão sair, fica por conta delas. O recinto vai ficar aberto o dia todo e elas vão poder sair e voltar, sendo um processo chamado de soltura branda. Pela noite, o lugar fica fechado, porque a gente não quer que entre nenhum predador”, explicou Camile Lugarini, coordenadora do projeto.
As ararinhas
As aves soltas foram cinco fêmeas e três machos que nasceram e foram criadas em um viveiro mantido pela ONG alemã Association for the Conservation of Threatend Parrots (ACTP), especializada em cuidar de papagaios ameaçados.
Os pesquisadores vão acompanhar a adaptação das ararinhas em vida livre por meio de um rádio colar que foi instalado em todas que foram soltas.
Além disso, vai ser feito o monitoramento constante da área em que elas devem circular, que tem muitas árvores caraibeiras, as preferidas das ararinhas-azuis para dormir.
Companhia das maracanãs
Junto com as ararinhas, foram soltas oito araras maracanãs que serão uma espécie de “professoras” para as jovenzinhas ararinhas-azuis se adaptarem à natureza.
As maracanãs (Primolius maracana) são aves parecidas com as ararinhas-azuis em termos ecológicos, em relação aos locais de criação de seus ninhos, ou ainda os seus hábitos alimentares e comportamentais.
“As duas espécies são tão semelhantes que o último macho das ararinhas-azuis conhecido na natureza formou par com uma maracanã”, escreveu Icmbio em publicação.
Assista ao momento da soltura:
View this post on Instagram
Com informações de O Povo

Veja 6 brasileiros que estão mudando o mundo e nos enchendo de orgulho
União deverá bancar 80% dos remédios contra câncer no SUS, determina o STF
Após show, Thiago Aquino resgata e adota filhote de cachorro abandonado na estrada; vídeo
Pesquisadores brasileiros desenvolvem moléculas que matam câncer cerebral
Empresa faz surpresa e patrocina campeão de jiu-jitsu que vende pão na rua: ele chorou; vídeo
Lua de Sangue: eclipse lunar total terá mais de 1 hora de duração; veja como assistir
Governo veta supersalários de servidores do Congresso e do TCU; fim dos penduricalhos
Policial amamenta bebê abandonada desnutrida na mata; pais foram presos: vídeo
Patrão dá carro 0 km de presente para funcionário: ‘Como um filho’; vídeo
Primeiro tetraplégico que voltou a andar com a polilaminina levanta 20kg na academia; vídeo
ONU reconhece brasileira que criou sistema para transformar água suja em potável no sertão; sem cloro