É hoje! Superlua desta noite será 15% maior e mais brilhante

-
Por Rinaldo de Oliveira
Imagem de capa para É hoje! Superlua desta noite será 15% maior e mais brilhante
A superlua poderá ser vista hoje a partir das 17h30 (horário de Brasília) - Foto: Ganapathy Kumar / Unsplash

Tomara que esteja fazendo tempo bom onde você está porque a superlua desta noite será imperdível: a maior do ano!

A noite desta quarta-feira,13 promete um espetáculo no céu com a chamada Superlua dos Cervos. Ela parecerá 15% maior do que o comum.

Ela poderá ser vista a partir das 17h30 (horário de Brasília), sem necessidade de equipamentos profissionais, basta olhar para o céu a partir do final da tarde e contemplar!

Por que superlua?

A superlua ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais próximo da Terra, uma distância de 357.263 quilômetros.

Essa fase coincide com seu perigeu (o momento em que nosso satélite está mais perto naquele mês, em sua órbita elíptica).

Apesar de ainda está muito longe, no fenômeno desta noite a lua chega a ficar 15% maior do que uma lua média.

Esta será a segunda vez que ocorre este fenômeno este ano. A primeira foi a Superlua de Morango, que ocorreu no mês passado.

O nome Superlua dos Cervos vem dos povos nativos dos Estados Unidos devido à época em que a galhada dos cervos se regenera.

Outro fenômeno amanhã

E amanha, quinta-feira, 14 de julho, teremos outro espetáculo no céu: a passagem do cometa “C/2017 K2”, também conhecido como “PanSTARSS”

O PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort – tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”.

Ele foi descoberto em maio de 2017, ele tem algo entre 14 e 80 quilômetros (km) de raio e aproximadamente 800 mil km de cauda, efetivamente sendo um objeto de grande escala, embora seu núcleo seja relativamente “normal”.

Segundo a Organização EarthSky, uma plataforma norte-americana de informações sobre o céu, o cometa K2 vem se aproximando da Terra em direção ao Sol e agora finalmente poderá ser visto.

Cinco anos depois de identificado, o corpo gelado poderá ser visto nitidamente com binóculos e telescópios na quinta, dia 14.

Depois, ele segue sua viagem rumo ao Sol, de onde deve se aproximar mais intimamente no dia 19 de dezembro.

Como assistir

No dia 14 ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra, com um brilho de 9 pontos de magnitude.

O cometa vai se tornar visível no início da noite, por volta das 18h49. Para enxergar, olhe para céu ao leste.

Ele deve atingir o ponto mais alto no céu às 21h39 e ficará observável até às 02h11 da madrugada.

Com informações do SNB e CorreioBraziliense