Jovem com paralisia cerebral termina faculdade de Desenvolvimento de Sistemas e comemora

Com um sorriso no rosto, Gabriel de Lima Adriano, de 29 anos, vive um dos momentos mais emocionantes da vida dele: o jovem, que tem paralisia cerebral, acabou de se formar no curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Centro Universitário UNICEPLAC, no Distrito Federal.
“É uma alegria muito grande. Uma vitória. Cheguei onde eu queria. A lembrança que vou levar é essa grande conquista”, comemora o estudante. Ele faz questão de agradecer o apoio dos pais, Edite Xavier de Lima e Joaquim Adriano Neto. “Meus pais me ajudaram muito nessa caminhada, sempre estiveram ao meu lado. Agora quero fazer uma pós-graduação e buscar trabalho na área”.
Devido a condição de saúde, Gabriel teve os movimentos dos membros inferiores afetados, desafios cognitivos. Ainda assim, nunca abriu mão do sonho de conquistar um diploma universitário. “Foi uma vida inteira de luta e dedicação ao meu filho”, relata a mãe, Edite.
Superação em família
Segundo ela, o início da trajetória foi marcado por incertezas.
“Quando meu filho nasceu, os médicos disseram que ele não tinha expectativa de vida e chegaram a sugerir que desligássemos os aparelhos. Mas nós não desistimos”, contou a mãe ao Só Notícia Boa.
“Ele ficou dois meses na UTI. Com muita dificuldade, estudou, concluiu o ensino médio e ingressou na faculdade. Por causa das limitações de locomoção e das dificuldades cognitivas, ele pensou em desistir em alguns momentos, mas encontrou forças para continuar e conquistar essa vitória”, disse dona Edite.
Leia mais notícia boa:
- Pedreiro brasileiro de 55 anos se forma na universidade: Matemática na Construção Civil
- Emoção: neta se forma e faz homenagem a avós que pagaram a faculdade; último boleto
- Rayssa Leal se forma no Ensino Médio e agradece família e amigos; ‘foram como guias’
Apoio da universidade
A conquista de Gabriel também contou com o apoio da universidade. O coordenador do curso, o professor Washington Fábio, construiu um plano de trabalho junto a todos os docentes e acompanhou a trajetória do aluno.
O professor Romes Heriberto de Araújo destaca o suporte contínuo oferecido pela instituição, com adaptações em sala de aula e nas atividades acadêmicas.
“Desde o ingresso no UNICEPLAC, Gabriel recebeu apoio em todas as suas atividades, dentro e fora da sala de aula. A coordenação desenvolveu um trabalho conjunto com a família. Foi necessário adaptar avaliações, com auxílio de ledor e escriba, além de ajustes em equipamentos, como o uso de teclado adaptado. Também fizemos adequações nos programas e no material didático, como mudanças de fonte, para garantir o acesso ao conteúdo”, explica o professor.
Rotina na universidade
O apoio dos colegas foi outro fator decisivo durante a graduação. Em sala de aula e nos laboratórios, os estudantes se organizaram para auxiliar Gabriel na locomoção e nos estudos, reforçando conteúdos e colaborando nos trabalhos em grupo.
Para Joel Wollace Bezerra Santos, representante da turma, a convivência fortaleceu o espírito de cooperação entre os alunos. “A classe sempre buscou criar um ambiente acolhedor e acessível, facilitando a participação de Gabriel nas atividades e incentivando seu aprendizado”, finalizou.

Felca pede disque-denúcia para maus-tratos de animais após caso do cão Orelha
Desligue o wi-fi do celular antes de ir para o Carnaval; veja dicas de segurança
Shakira grava vídeo sobre show em Copacabana, no Rio, assista
Brasileiro de 8 anos é convocado para representar o país no Mundial de Karatê na Itália
Lais Souza conhece a dra. Tatiana Sampaio, da polilaminina, após 12 anos tetraplégica
Irmãos gêmeos do Sul são aprovados juntos em Medicina
Cachorrinho aparece do nada e leva polícia até menino desaparecido
Cientistas criam pó em spray que estanca hemorragia em 1 segundo
Herói resgata grávida de carro que afundava e ela tem o bebê horas depois
Bruninho Samúdio assina 1º contrato profissional com o Botafogo aos 16 anos
73% dos brasileiros aprovam o fim da escala de trabalho 6×1; revela nova pesquisa
Menino que vende cremosinho mostra com orgulho material escolar que comprou; vídeo