Aluno de SP é medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Aluno de SP é medalha de bronze na Olimpíada Internacional de Biologia
José Eduardo se classificou em terceiro lugar na Olimpíada Internacional de Biologia, uma das mais importantes do mundo - Foto: arquivo pessoal

Os estudantes brasileiros estão mesmo se destacando pelo mundo! Dessa vez, o jovem José Eduardo Pascalicchio Bertozzi, conquistou medalha de bronze na 33ª Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), principal competição de Biologia do mundo para estudantes do Ensino Médio.

Eduardo tem 18 anos e é de Vinhedo, interior de São Paulo. Ele integrou a equipe olímpica do Brasil, composta por outros três estudantes, que também levaram premiações na olimpíada.

“A participação nos torneios me ajudou a ter autoconfiança, disciplina, a desenvolver o hábito de estudar diariamente, a superar desafios e a trabalhar em equipe”, contou Eduardo ao Só Notícia Boa.

Medalhista

A paixão do Eduardo pela Biologia surgiu quando ele quis entender melhor sobre o funcionamento dos sistemas biológicos e passou a pesquisar o assunto.

“Vejo muita beleza na complexidade desses sistemas e acredito que a compreensão deles é crucial para o desenvolvimento humano”, afirma o aluno.

Para o jovem, os aprendizados que recebeu por meio das olimpíadas científicas vão além do conteúdo acadêmico.

Além dele, outros alunos brasileiros também estiveram na olimpíada. Nailton Gama de Castro, Ana Beatriz Silva Buarque e Thiago Luis Marques Lopes disputaram medalhas, mas não chegaram a classificação final, terminando com menções honrosas.

A disputa contou com a participação de 400 estudantes de 62 países e uma delegação olímpica independente. Cada equipe era composta de 4 competidores.

Maior competição do mundo sobre Biologia

Olimpíada Internacional de Biologia (IBO) é uma das mais importantes do mundo, considerada a maior disputa sobre biologia atualmente.

O evento começou dia 10 de julho, em Yerevan, capital da Armênia, e a cerimônia de encerramento ocorreu na semana passada.

As provas foram realizadas em duas etapas (teórica e prática).

Um dos aspectos importantes desta edição foi a Bioinformática, campo de pesquisa científica que combina Biologia, Ciência da Computação, Ciência de Dados, Matemática e Estatística para conduzir análises de dados associados à Biociência moderna.

Na IBO, os participantes precisam realizar dois exames teóricos, com 50 questões cada, e quatro exames práticos sobre Bioquímica, Bioinformática, Botânica, Biossistemas e Zoologia. Cada prova deve ser realizada em até 1 hora e 30 minutos.

Para competir na IBO, é necessário que o aluno esteja entre os quatro primeiros colocados nas olimpíadas nacionais.

No caso do Brasil, os estudantes medalhistas na Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) se classificaram para as provas seletivas das principais competições internacionais – além da IBO, há também a Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB).

José Eduardo foi medalhista de bronze na IBO 2022 - Foto: arquivo pessoal

José Eduardo foi medalhista de bronze na IBO 2022 – Foto: arquivo pessoal