Jovem viaja do Amapá a SP para doar parte do fígado a criança doente

Quando se trata em fazer o bem, o amapaense Mateus Furtado, de 22 anos, não mede esforços. Ele viajou até São Paulo para doar uma parte do fígado e salvar a vida de uma criança de apenas 7 anos.
Derick Pereira é do Maranhão e aguardava na fila de transplante há dois anos. Ele foi diagnosticado com Colestase Crônica, uma condição que leva a interrupção do fluxo da bile do fígado ao duodeno. Como não encontrava um doador compatível e nem um tratamento que restaurasse a saúde do menino, a mãe dele, Taynan Apinage, decidiu que iria para São Paulo em busca de mais oportunidades.
E foi em São Paulo que os destinos de Derick e Mateus se cruzaram. Sensibilizado pela história do menino, o jovem fez todos os exames e não hesitou em ajudá-lo quando descobriu que era um doador compatível. Uma verdadeira lição de amor ao próximo!
Motivação e inspiração
A história de Derick chegou até Mateus pela prima dele, Simone Cruz, que estava na mesma casa de apoio que a família do menino e se comprometeu em ajudá-los.
“Ficamos numa casa de apoio e lá eu conheci várias pessoas e uma delas foi a prima do Mateus, que antes de ir embora pediu pra eu passar pra ela as imagens da divulgação que eu fazia e ela disse que iria fazer campanha no estado dela e iria conseguir um doador”, disse Taynan.
Poucos dias depois, Simone entrou em contato com Taynan dando a notícia boa. Foi quando eles começaram procedimentos documentais para a doação.
Vem de família a bondade
Mateus trabalha como barbeiro no Amapá. Ele conta que, apesar da vida simples, a família sempre foi motivada em fazer o bem para o próximo.
Quando ele soube da história do Derick, não pensou duas vezes e decidiu que iria doar o fígado para salvar a criança.
“Minha família toda é doadora. Meu pai e meus irmão são doadores de sangue, e tenho um irmão que é doador de medula óssea. Quando soube do Derick através da minha prima e que eu tinha o mesmo tipo sanguíneo dele, tive logo o interesse em doar e ajudar ele”, disse o jovem.
Autorização para o transplante
Mesmo com todos os documentos certos e os exames comprovando a compatibilidade entre Mateus e Derick, foi necessário esperar uma autorização judicial para a doação.
A mediação com a Justiça do estado foi feita através da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), que solicitou o Alvará Judicial, que é obrigatório para cirurgias de doadores que não têm parentesco.
A doação entre vivos é possível para órgãos como rins, que são duplos, parte do fígado, parte dos pulmões e medula óssea. O doador vivo deve possuir maioridade, ser capaz juridicamente e concordar com a doação.
Segundo a Lei nº 9.434/97, que dispõe sobre os processos de transplante de órgãos, a doação é permitida para cônjuge ou parentes consanguíneos até o 4º grau, já no caso de pessoas sem grau de parentesco, é necessário uma autorização judicial, exceto para medula óssea.
Leia mais notícias boas:
- Bebê recebe 1º transplante de intestino de um doador falecido no mundo
- Pai chora ao ouvir coração de filha pela 1ª vez após transplante: VÍDEO
- Homem com doença rara recebe transplante de mãos inédito
O grande dia
Mateus está em São Paulo desde o último dia 15 e se prepara para os últimos exames com Derick. A previsão é que a cirurgia aconteça no início de dezembro.
Para a família, este é um momento único na vida deles.
De acordo com dados deste ano do Ministério da Saúde, cerca de 2 mil pacientes estão na fila de transplante de fígado no Brasil.
Taynan sabe que a vida de Derick será transformada completamente após a cirurgia e disse que Mateus será, de alguma forma, membro da família deles a partir de agora.
Com informações de Portal Alyne Kaiser

Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Bombeiros resgatam gatinha presa no cano com câmera de endoscopia
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo