Jovem viaja do Amapá a SP para doar parte do fígado a criança doente

-
Por Monique de Carvalho
Imagem de capa para Jovem viaja do Amapá a SP para doar parte do fígado a criança doente
O jovem viajou do Amapá até São Paulo para doar parte do rim para um garotinho de 7 anos - Foto: arquivo pessoal

Quando se trata em fazer o bem, o amapaense Mateus Furtado, de 22 anos, não mede esforços. Ele viajou até São Paulo para doar uma parte do fígado e salvar a vida de uma criança de apenas 7 anos.

Derick Pereira é do Maranhão e aguardava na fila de transplante há dois anos. Ele foi diagnosticado com Colestase Crônica, uma condição que leva a interrupção do fluxo da bile do fígado ao duodeno. Como não encontrava um doador compatível e nem um tratamento que restaurasse a saúde do menino, a mãe dele, Taynan Apinage, decidiu que iria para São Paulo em busca de mais oportunidades.

E foi em São Paulo que os destinos de Derick e Mateus se cruzaram. Sensibilizado pela história do menino, o jovem fez todos os exames e não hesitou em ajudá-lo quando descobriu que era um doador compatível. Uma verdadeira lição de amor ao próximo!

Motivação e inspiração

A história de Derick chegou até Mateus pela prima dele, Simone Cruz, que estava na mesma casa de apoio que a família do menino e se comprometeu em ajudá-los.

“Ficamos numa casa de apoio e lá eu conheci várias pessoas e uma delas foi a prima do Mateus, que antes de ir embora pediu pra eu passar pra ela as imagens da divulgação que eu fazia e ela disse que iria fazer campanha no estado dela e iria conseguir um doador”, disse Taynan.

Poucos dias depois, Simone entrou em contato com Taynan dando a notícia boa. Foi quando eles começaram procedimentos documentais para a doação.

Vem de família a bondade

Mateus trabalha como barbeiro no Amapá. Ele conta que, apesar da vida simples, a família sempre foi motivada em fazer o bem para o próximo.

Quando ele soube da história do Derick, não pensou duas vezes e decidiu que iria doar o fígado para salvar a criança.

“Minha família toda é doadora. Meu pai e meus irmão são doadores de sangue, e tenho um irmão que é doador de medula óssea. Quando soube do Derick através da minha prima e que eu tinha o mesmo tipo sanguíneo dele, tive logo o interesse em doar e ajudar ele”, disse o jovem.

Autorização para o transplante

Mesmo com todos os documentos certos e os exames comprovando a compatibilidade entre Mateus e Derick, foi necessário esperar uma autorização judicial para a doação.

A mediação com a Justiça do estado foi feita através da Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP), que solicitou o Alvará Judicial, que é obrigatório para cirurgias de doadores que não têm parentesco.

A doação entre vivos é possível para órgãos como rins, que são duplos, parte do fígado, parte dos pulmões e medula óssea. O doador vivo deve possuir maioridade, ser capaz juridicamente e concordar com a doação.

Segundo a Lei nº 9.434/97, que dispõe sobre os processos de transplante de órgãos, a doação é permitida para cônjuge ou parentes consanguíneos até o 4º grau, já no caso de pessoas sem grau de parentesco, é necessário uma autorização judicial, exceto para medula óssea.

Leia mais notícias boas:

O grande dia

Mateus está em São Paulo desde o último dia 15 e se prepara para os últimos exames com Derick. A previsão é que a cirurgia aconteça no início de dezembro.

Para a família, este é um momento único na vida deles.

De acordo com dados deste ano do Ministério da Saúde, cerca de 2 mil pacientes estão na fila de transplante de fígado no Brasil.

Taynan sabe que a vida de Derick será transformada completamente após a cirurgia e disse que Mateus será, de alguma forma, membro da família deles a partir de agora.

Mateus e Derick se tornaram verdadeiros amigos - Foto: arquivo pessoal

Mateus e Derick se tornaram verdadeiros amigos – Foto: arquivo pessoal

Mateus doará parte do fígado para Derick - Foto: arquivo pessoal

Mateus doará parte do fígado para Derick – Foto: arquivo pessoal

Com informações de Portal Alyne Kaiser