Sobe para 77 anos a expectativa de vida do brasileiro. Mulheres vivem mais!

Subiu a expectativa de vida do brasileiro. O IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostra que houve aumento de 76,8 anos para 77 anos, em comparação ao último censo, em 2020. Ou seja, em 10 anos, a população brasileira ganhou 2,4 anos de vida a mais.
Os dados foram divulgados nesta sexta-feira, 25 e publicados no Diário Oficial da União. Veja detalhes abaixo.
Expectativa de vida aumentou
Para a população masculina, por exemplo, a esperança de vida ao nascer seria de 73,6 anos, e, para as mulheres, de 80,5 anos, em 2021.
A expectativa de vida para os recém-nascidos também mudou de um censo para o outro.
Para os idosos que já tinham 77 anos completos em 2021, a expectativa era de viverem, pelo menos, mais 11,4 anos, chegando, pelo menos, aos 88 anos de idade.
Já para quem tinha 30 anos completos, a expectativa era de mais 49,2 anos de vida, alcançando, pelo menos, 79,2 anos de idade.
Houve queda também na probabilidade de bebês virem a óbito antes do primeiro ano de vida. Entre 2020 e 2021, essa taxa passou de 11,5 para 11,2 a cada mil nascimentos.
Leia mais notícias boas:
- Veja 5 zonas azuis do mundo, lugares com maior longevidade e motivos
- Neurocientistas descobrem segredo japonês para ter vida longa e feliz
- 25 melhores países pra se viver com qualidade de vida: ranking
Efeitos da Covid-19
O IBGE também ressalta que a pesquisa não incluiu o efeito da pandemia por Covid-19. Segundo o instituto seria necessário alterar a metodologia utilizada para o cálculo. No entanto, o documento projeta que a expectativa de vida continuará crescendo a cada ano.
“A crise sanitária provocada pela Covid-19 elevou os óbitos em 2020 e 2021; no entanto, é muito pouco provável que a elevação nos óbitos se mantenha nos anos seguintes”, projeta o estudo do IBGE.
“Espera-se que, com o controle da pandemia, o nível da mortalidade retorne ao patamar pré-crise, continuando a trajetória de decrescimento observada nas últimas décadas”, conclui o instituto.
A publicação das Tábuas de Mortalidade no Diário Oficial da União é feita pelo IBGE desde 1999, em cumprimento ao Decreto Presidencial nº 3.266, de 29 de novembro daquele ano.
Essas Tábuas de Mortalidade são calculadas a partir de projeções populacionais, baseadas nos dados dos censos demográficos.
 
    Com informações do IBGE

 Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR