Mulher que vendia picolés na feira hoje é dona da maior fábrica de sorvete do CE

Quem via a Joselma Oliveira passando com um isopor de picolés na feira, nos anos 90, não imaginava que ela se tornaria dona da maior fábrica de sorvetes do Ceará, a Pardal.
Mais que isso: a empresa se prepara agora para exportar a marca! A Pardal agora produz 40 mil picolés e 8 mil litros de sorvete por dia. A marca tem lojas em todo o estado e faz parte da memória afetiva dos cearenses.
“É uma emoção. Quando eu chego nos lugares que as pessoas elogiam eu fico feliz”, disse a empreendedora, ao lembrar que todo esse sucesso nasceu de uma receita de sorvete da tia dela, quando morava em Picuí, na Paraíba.
“Ela [a madrinha] me ensinou quatro sabores – ameixa, chocolate, morango e coco – e eu comecei com esses. Com o tempo meus clientes foram pedindo outros sabores e eu fui aprendendo”, lembrou Joselma.
A história de sucesso
Joselma conta que foi da necessidade que nasceu a empresa. Casada com um vendedor de pipoca, ela resolveu vender picolés para complementar a renda da família.
A primeira receita gerou 30 sorvetes que ela foi vender na feira livre em Currais Novos, no Rio Grande do Norte. Aos poucos, a empreendedora conta que foi aprendendo com os próprios clientes.
“Eu fazia e quando chegava lá eles diziam ‘está muito bom, mas está faltando isso’. Então a venda de picolé para mim na rua foi um aprendizado muito grande […]. O meu cliente me ensinou a melhorar cada vez mais”, afirma.
Só que a paixão pelas vendas continuou mesmo após as coisas melhorarem dentro de casa. Com os filhos já criados e sustentados com venda dos picolés, Joselma quis ir mais longe.
Primeira loja
Dos 30 picolés que vendia na feira, ela chegou aos 500 e já recebia encomendas de outras cidades. Foi quando resolveu dar mais um passo para aumentar as entregas.
“Fui para uma bicicleta, depois a gente já tinha moto para levar para o Interior e quando eu me dei conta já tinha uma D10 para transportar os meus produtos para as cidades vizinhas de Currais Novos”, lembra a empreendedora.
Saindo do Rio Grande do Norte, Joselma chegou até Fortaleza. Ela vendeu o carro para comprar uma casa e o sucesso veio antes do que imaginava.
“Quando eu comecei a produzir lá foi uma loucura. Foi um estouro de vendas. Faltava produto. Tive que comprar a casa vizinha para aumentar e expandir”, diz.
“Construí a empresa lá. Com dois anos ficou pequena e foi assim… Tudo muito rápido, tudo era em dois anos”.
Leia mais notícias boas:
- Ex-doméstica empreende com fontes de barro para gatos, após perder a filha
- Boleira brasileira comemora 1º diploma da vida na Itália, após superar fome e prostituição
- Advogada fazia bolos da vovó. Hoje fatura R$ 3 milhões ensinando
Maior fábrica do Ceará
Joselma decidiu investir tudo na empresa e começou a profissionalizar o negócio. Ela conta que foi buscar conhecimentos mais técnicos, sobre como administrar uma empresa, contratar pessoas e ter um financeiro saudável.
Quando se sentiu mais segura, ela pediu um financiamento pelo Banco do Nordeste e, a partir daí, montou a primeira fábrica, comprou os primeiros caminhões e, oficialmente, registrou a Pardal Sorvetes.
Hoje, os filhos ajudam Joselma na administração e nas vendas, mas ela garante que não quer largar ainda a empresa.
“Vender é uma arte. Ter contato direto com o cliente é um aprendizado. Eu aprendi muito com o meu cliente”, diz.
“Eu cuido muito do meu produto, da minha marca, porque para mim é uma alegria quando eu encontro com jovens que dizem que lembram do meu produto, da infância, e que ainda continua bom. Para mim fazer esse produto é uma questão de felicidade”, finalizou.
Com informações de O Povo.

Hospitais impedem trocas de bebês coletando digitais das crianças na maternidade
Comer arroz com feijão reduz risco de doenças, confirma novo estudo
Cometa Lemmon poderá ser visto neste fim de semana; próximo, só daqui a mil anos
Alunos, pais e professores limpam pichações na cidade e dão exemplo; vídeo
Comerciante dá bike nova para menino simples; lembrou da infância pobre
Alok paga escola particular dos filhos dos funcionários e explica motivo
Cachorro herói enfrenta 2 onças e salva família de idosos no PR, vídeo
Mulher socorre homem atropelado, se apaixona por ele e os dois se casam
Chuva de meteoros Orionídeas ainda poderá ser vista esta noite, diz Observatório Nacional
Mounjaro também pode tratar apneia do sono; aprovado pela Anvisa
Cão yorkshire abandonado é resgatado, ganha corte de cabelo e fica lindo
Confirmado: Ed Sheeran no Brasil em 2026; pressão dos fãs ajudou