Professor que ficou cego ensina a ‘enxergar’ a vida de modo diferente

-
Por Renata Giraldi
Imagem de capa para Professor que ficou cego ensina a ‘enxergar’ a vida de modo diferente
O professor João Guanes ficou cego com 39 anos e descobriu no braile que nem tudo estava perdido. - Foto: Secr Cultura MS

Um professor que ficou cego hoje dá uma lição sobre seu aprendizado com o novo modo de enxergar a vida por meio do braile.

Aos 39 anos, o jornalista e professor João Guanaes, de Campo Grande (MS), conta que perdeu a visão por causa de um descolamento de retina. Ele fez duas cirurgias, mas não conseguiu reverter. Passou por um período que chama de “luto”.

“O braile para mim é como o amanhecer do dia, o braile é a esperança do cego. É ele que nos traz o sentimento de pertencimento do mundo. Ele é a escrita do deficiente visual”, definiu o professor.

Primeiro repórter cego a atuar em TV, no Mato Grosso do Sul, João Guanaes não parou diante dos obstáculos. Fez um segundo curso superior, Letras, e depois pós-graduação, tornando-se professor.

“Quando eu estou em contato com o Braile, eu esqueço de tudo. O Braile me conduziu ao mundo da educação”, disse.

Período de luto

Ao lembrar do seu período de luto, João Guanaes parece sentir as dores que o abateram na época. Também ouviu vários “não” e esbarrou em dificuldades.

“Você não quer falar com ninguém, vêm aqueles pensamentos ruins porque eu me lembrava daqueles dias, eu tinha minha empresa, era empresário, e de uma hora para outra aconteceu tudo isso”, afirmou o professor.

Reaprender a viver

O professor disse que foram dois anos até encerrar o período de luto e buscar uma solução para reaprender a viver.

No Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas, ele se reabilitou, aprendeu a orientação de mobilidade, que é andar com a bengala, e como  direcionar nos ambientes e a tecnologia.

“Na época, fui numa escola próxima de casa, e eu estava ainda no Ensino Fundamental. E essa professora, que é minha amiga, disse com todas as letras: ‘Você não pode estudar aqui porque você é cego. Você tem que estudar onde só cegos estudam’”, contou.

Em seguida, João Guanaes disse: “Aquilo me doeu, foi o primeiro obstáculo que eu encontrei depois que eu perdi a visão. Eu me lembro que eu chorei tanto aquele dia, eu passei mal”.

Depois de uma semana, a diretora do colégio chamou João, informando: “Você vai estudar aqui”. “Se eu fizesse uma prova e tivesse uma nota boa, eu poderia estudar naquela escola. Ela me falou: ‘João, não desista porque você está abrindo portas para outras pessoas’”.

A nova luta

João Guanaes não desistiu, pediu ajuda para uma vizinha, que tinha um Cyber Café, estudou, concluiu o Ensino Fundamental, fez o Enem e foi para a sua primeira graduação, Comunicação Social – Jornalismo.

Fez estágio como repórter, e em 2016 foi o primeiro cego repórter em TV. Mas disse que sentiu desejo de ir para educação, foi aí que fez o curso de Letras e pós-graduação, tudo com ajuda do braile.

“O braile me proporcionou acesso a tudo isso, é insubstituível. Tentaram várias vezes substituir o braile com as novas tecnologias, mas não tem como, ele é a escrita da pessoa com deficiência visual”, afirmou.

Inovação

Sem enxergar, o tato é um dos sentidos mais usados no cotidiano dos cegos. O braile é que ajuda na leitura e comunicação para cerca de 530 mil pessoas no país, fora os 6 milhões com baixa visão. No mês de janeiro, comemora-se a data deste sistema de escrita tátil, criado no século XIX.

Para celebrar o Dia Mundial do Braile, comemorado no último dia 4, a Biblioteca Isaias Paim, em Campo Grande,  abriu para o público o acerto e promoveu conversas sobre deficiência visual e o sistema escrito tátil. O acervo tem aproximadamente mil livros em braile.

Na biblioteca, a acessibilidade é plena, dispondo de impressora braile, máquina Perkins, lupa para baixa visão, o teclado colmeia para mobilidade reduzida. Há, ainda, curso de braile abertos à população. O próximo está previsto para março.

Braile

Em 1824, o francês Louis Braile, cego depois de um acidente aos 3 anos, desenvolveu o sistema que leva seu nome que reúne diferentes combinações de 1 a 6 pontos em relevo.

O Braille é composto por 63 sinais, gravados em relevo. Esses sinais são combinados em duas filas verticais com 3 pontos cada uma. A leitura se faz da esquerda para a direita.

O professor que ficou cego encontrou no Braile uma nova forma para "enxergar"a vida - Foto: Secr Cultura MS

O professor que ficou cego encontrou no braile uma nova forma para “enxergar”a vida – Foto: Secr Cultura MS

Com informações da Fundação de Cultura do MS e do MEC.

O tato é um dos principais sentidos para os cegos. Foto: Reprodução Internet

No Brasil, cerca de 6 milhões de pessoas têm baixa visão. Reprodução: Exposição Cegos/Internet

O sistema tátil reduz os obstáculos para os cegos. Foto: Reproduçãob

O Braile abriu o mundo para o professor João Guanaes. Foto: Reprodução