Pantanal renasce após recorde de queimadas. Veja foto da onça pintada!

A natureza é prova de resistência e recuperação! O Pantanal, que teve um aumento de quase 26% de incêndios históricos e trágicos em 2022 fechou o ano com redução recorde de queimadas, está renascendo.
As lentes flagraram uma onça pintada passeando por uma das áreas mais atingidas pelos incêndios que causaram destruição por dois anos seguidos.
Em agosto de 2021, o fogo no entorno da cidade de Corumbá (Mato Grosso do Sul) destruiu tudo e assustou os moradores. Um ano e meio depois, está tudo verde! A vegetação conseguiu renascer, mesmo sem a cheia, apenas com as chuvas.
Manejo Integrado
Os pesquisadores definem esta recuperação de Manejo Integrado do Fogo que consiste no controle das queimadas e a adoção de medidas de prevenção e de combate aos incêndios feitos numa ação coordenada.
“Quando se queima nessa época da transição chuvosa para seca, essa vegetação rebrota, ela se torna verde. Floresce, frutifica”, afirmou o analista ambiental do ICMBIo (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), Christian Berlink.
Em seguida, o especialista acrescentou que: “Ela não vai ter o combustível suficiente para propagar um incêndio de alta intensidade. Então a fauna pode ir para essas regiões como zonas de refúgio, para se abrigar da passagem do fogo”.
Histórico
Em 2022, segundo dados do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a região do Pantanal sul-mato-grossense teve cerca de 134 mil hectares queimados. Esse território equivale a 470 vezes a área do Parque dos Poderes, na Capital, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem 285 hectares.
Em 2022, foram registrados pouco mais de 1,6 mil focos de calor registrados pelo Inpe. Uma queda de 80% em relação ao ano anterior. Foi o segundo ano com menor incidência de queimadas, ficando atrás apenas de 2014. Os dados são analisados desde 1998.
“Temos que considerar que as distâncias no Pantanal são muito grandes. As condições logísticas são difíceis”, disse o especialista em conservação do WWF-Brasil, Osvaldo Barassi Gajardo.
Para Gajardo, as equipes estão preparadas para uma primeira resposta, o que faz uma “diferença muito grande” em que um incêndio florestal se transforme em um incêndio de grandes proporções.
Com informações do MidiaHoje

O meme virou realidade: Vinicius Jr. encontra Terry Crews no Cristo Redentor; vídeo
Veja como está a mãe que encontrou a filhote resgatada: as duas foram adotadas juntas; vídeo
Brasileira bate recorde e completa travessia do Canal da Mancha: nadou 8 horas; vídeo
Brasileiro de 16 anos tira maior nota do mundo em Olimpíada de Economia e é ovacionado na China; vídeo
Endrick é nomeado embaixador do UNICEF e quer inspirar crianças: “Podem acreditar”
Flagrante: carro capota na rua e motorista ileso continua a viagem normalmente: vídeo
Pai chama padrasto para levar a filha deles ao altar e emoção do vídeo alcança 6 milhões nas redes
Mãe e filha acolhem 24 filhotes abandonados e transformam sala de jantar em abrigo; vídeo
Mulher tem quadrigêmeas idênticas na Austrália: caso raro e gravidez de alto risco
Adolescente com câncer, que fez vestibular no hospital, é aprovado na Etec e comemora
Quem é o idoso de 105 anos que fez salto duplo de paraquedas e realizou um dos sonhos; vídeo
Brasil fica fora do Mapa da Fome pelo 2º ano seguido, enquanto EUA e Rússia gastam em guerras, entenda