Vovó supera dor da saudade do marido e do filho fazendo amigurumi de carinho

Uma vovó de 95 anos faz amigurumi – prática japonesa de criar bonecos – para levar carinho e acolhimento a outras pessoas e também superar a dor da perda do marido e do filho. Aspasia de Aráujo d’Avila viu os filhos e netos crescerem no Rio de Janeiro, mas há três anos perdeu o marido e, logo em seguida, o filho para o câncer.
Foi aí que ela resolveu dar a virada na vida, aos 92 anos. “Perdi o grande amor da minha vida”, disse dona Aspásia sobre a morte do marido Alziro. Dois anos depois, perdeu o filho mais velho. “Nunca imaginei enterrar um filho. Não é a lei natural da vida.”
Mas o trabalho que vem fazendo e o retorno que recebe das pessoas do mundo inteiro fazem a vovó seguir firme: “Sou muito feliz por chegar aos 95 anos com saúde e disposição para viver tudo isso! E agradeço a cada um que me manda tantas e tantas mensagens de carinho”, escreveu.
Carinho
Amigurumi é a arte japonesa que remete aos tempos dos samurais quando caminhavam pelas ruas. Eles usavam esta técnica porque eram especialistas em tricô, habilidade considerada essencial.
De acordo com a técnica japonesa, os amigurumi devem ser criados a partir de objetos animados, como animais, sobre objetos não-animados, como mesas e cadeiras. Muito parecido com Origami, os chineses faziam barcos e chapéus enquanto os japoneses se concentravam em pássaros e sapos.
O começo
Primeiro, fazia amigurimi como hobby, mas quando a neta criou um Instagram para divulgar os bonecos, o sucesso veio imediatamente. Ela vendeu mais de 700 de uma só vez!
Pra a tarefa, Aspasia conta com apoio de uma das filhas e de uma neta para todo o processo de montagem dos bonecos e gestão de encomendas e prazos. Ela é a responsável pelo crochê.
Leia mais notícias boas
Mãe cria bonecos inclusivos pra ajudar crianças com deficiência
Alunas ganham 2 mil bonecas pretas de profissões diferentes para inspirar. VÍDEO
Artesã cria bonecos de pano diferentes para promover inclusão
Amigurimi
É um artesanato típico do Japão feito a partir do crochê, que em japonês é “ami” e, em português tricô, e nuigurumi, bonecos de malha e pelúcia.
Curiosa, Aspasia começou a pesquisar tutoriais pela internet e com o tempo aperfeiçoou a prática. Foi fazendo cada vez mais bonecos, e uma das netas conseguiu a primeira cliente.
A experiência levou à vovô a uma outra vivência: pela primeira vez na vida, ganhou dinheiro com trabalho, pois nunca havia recebido salário nem remuneração.
Apaixonada por artesanato, fez pintura, peças em tricô e crochê, sempre para presentear. “Era só um hobby mesmo. Fazia porque gostava, não por necessidade.”
Os preços dos bichinhos variam bastante e podem ser verificados no Instagram da vovó, com cerca de 5 mil seguidores. Lá também estão os sorrisos de quem recebe um amigurumi.
Veja:
View this post on Instagram
Com informações da Sapo.

 Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua
Pitbull protege menino de 2 anos que saiu de casa e passou madrugada na rua Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo
Desconhecidos e policiais levantam carro capotado e resgatam bebê preso; vídeo Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas
Empresário doa a própria empresa bilionária para salvar o planeta e combater mudanças climáticas Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo
Surfista salva jovem que se afogava em praia do ES; vídeo Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica
Whindersson ajuda seguidora com crise de ansiedade e ensina técnica Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças”
Mãe do menino Miguel se forma em Direito e promete “fazer justiça para outras crianças” Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer
Menino brasileiro que recebeu tratamento CAR-T-Cell completa 1 ano sem câncer Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara
Proibição de cobrança por bagagem de mão em voos passa na Câmara Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR
Melhora advogada que salvou família no incêndio em prédio do PR