Cientistas descobrem novo exoplaneta que pode ser habitável

Essa foi uma descoberta e tanto! Uma equipe de astrônomos encontrou um novo exoplaneta rochoso com uma massa semelhante à Terra e que pode ser habitável! Apesar de haver registros de astrônomos que mostram aproximadamente 5.200 exoplanetas catalogados, menos de 200 deles são rochosos, o que torna essa descoberta mais instigante.
A descoberta foi liderada por Diana Kossakowski, do Instituto de Astronomia Max Planck (MPIA), na Alemanha. O achado do MPIA mostra a grande possibilidade de existir água na superfície, o que favorece o desenvolvimento de praticamente todos os tipos de seres vivos.
Batizado de Wolf 1069b, o exoplaneta pode ter uma atmosfera e é considerado um dos poucos alvos promissores para procurar sinais biológicos e condições favoráveis à vida. Se for encontrado, este será um marco para a história de vida além da Terra.
Perspectivas de habitação
O Wolf 1069b recebe o equivalente a 65% da radiação solar que chega à Terra. Isso melhora as perspectivas de habitação do exoplaneta, com temperaturas de superfície variando entre -95,15 ºC e 12,85 ºC, com uma média de -40,14 ºC.
“Quando analisamos os dados da estrela Wolf 1069, descobrimos um sinal claro e de baixa amplitude do que parece ser um planeta com massa aproximada da Terra”, disse Diana Kossakowski, astrônoma do Instituto MPIA.
“Ele orbita a estrela em 15,6 dias a uma distância equivalente a um 15º da separação entre a Terra e o Sol”, explicou.
Leia mais notícias boas:
- Telescópio James Webb faz registro inédito de atmosfera em exoplaneta
- Nasa descobre planeta do tamanho da Terra que pode ser habitável e ter água
- Planeta maior que Júpiter e leve como marshmallow é descoberto por cientistas
Novas avaliações
Ainda não é possível, com as tecnologias atuais, obter mais detalhes sobre a atmosfera do Wolf 1069 b, nem identificar por marcadores que mostrem se o planeta, um dia, já abrigou vida.
Mas pesquisadores estão esperançosos com os avanços dos telescópios. “Isso acontecerá na próxima década (ou duas ou três) com tecnologias mais avançadas, então fique atento — talvez nossos netos testemunhem o encontro de vida em outro planeta”, diz a cientista.
Encontrar planetas de baixa massa é um grande desafio, mas os astrônomos estão cada vez mais próximos de descobrir mundos que possam abrigar vida. A descoberta do Wolf 1069b é uma nova etapa na busca por evidências de vida em outros planetas e, sem dúvida, será objeto de mais estudos e pesquisas nos próximos anos.
Com informações de Olhar Digital.

Família convida bebê com pouco tempo de vida para férias na Disney
Sai ranking dos melhores países para se aposentar em 2026
Sai ranking das melhores chefs da América Latina; duas são brasileiras
Herói: paramédico de folga salva menina de incêndio em casa
Tocar e ouvir música pode reduzir demência em 35%, em idosos, revela estudo
Mariah Carey passa Taylor Swift e lidera ranking de streaming com sucesso de Natal
Flagrante: pai salva dois filhos que se afogavam na piscina de casa; vídeo
NetFlix confirma: Caramelo bateu recorde histórico no top 10 global
Moradores ajudam a salvar mulher que caiu com carro no rio em SC; vídeo
PM resgata cachorrinha que viveu 15 anos presa em situação de maus-tratos
Hospital mostra como bebês prematuros cresceram e hoje estão lindos; vídeo