Mulheres do ano: Anielle Franco é uma das eleitas pela Time

Uma brasileira guerreira e poderosa! A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, de 38 anos, foi eleita uma das mulheres no ano pela famosa revista norte-americana Time. Ativista dos direitos humanos, ela se tornou mais conhecida por ser irmã da vereadora Marielle Franco, morta em 2018 cujo assassinato aguarda o desfecho.
Anielle é destaque a publicação da revista por ser uma das mais importantes profissionais a lutarem por igualdade entre mulheres e homens.
Em 2023, a Time elegeu 12 personalidades que representam essa batalha, são elas: Cate Blanchett, Quinta Brunson, Phoebe Bridgers, Mish Alinejad, Olena Shevchenko, Verónica Cruz Sánchez, Angela Bassett, Ramla Ali, Megan Rapinoe, Makiko Ono e Ayisha Sid.
Trajetória brilhante
Após a eleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Anielle Franco assumiu o Ministério da Igualdade Racial. Ela participou do grupo técnico de mulheres no governo de transição.
Aos 38 anos, Anielle atuou como professora inglês/português e jornalista com mestrado na área, também é ativista social e é diretora do instituto que leva o nome da irmã.
Desenvolvendo projetos voltados para mulheres LGBTQIAP+, pretas e periféricas, o instituto faz um trabalho de preservar a memória de Marielle e tudo o que ela representou politicamente.
Legado da irmã
Desde a perda da irmã em 2018, Anielle Franco clama por justiça pelo crime e faz ativismo para elucidar o caso, sempre perguntando nas redes sociais a seguinte frase: “quem mandou matar Marielle?”.
Em 2022, a educadora e jornalista publicou “Minha Irmã e Eu”, um livro de memórias que começou a ser escrito desde o assassinato de Marielle. A obra detalha a infância das duas e como foi a vida de duas adolescentes pretas na favela da Maré (RJ).
Além do novo lançamento, Anielle já escreveu outro livro sobre o assunto chamado “Cartas para Marielle”, em 2019. Tratando sobre perda e luto, a publicação conta com escritos da teórica Angela Davis.
Leia mais notícias boas:
- Mulheres empresárias! Número bate recorde no Brasil, revela Sebrae
- Mulheres poderosas! 7 séries que você não pode perder
- Multa para desigualdade salarial entre mulheres e homens sobe 10 vezes
Quebrando expectativas
Anielle nasceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, sendo um conjunto de comunidades na Zona Norte da capital.
Diferente do que é representado na mídia a respeito de jovens em comunidades carentes, Anielle contrariou a todos e venceu na vida em todos os aspectos.
Sendo um exemplo para tantas outras meninas, a atual ministra possui diversas qualificações. Sendo bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte.
Anielle é bacharel-licenciada em Inglês/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e mestranda em Relações Étnico-Raciais pela Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com informações de Marie Claire.

Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas
Mulher que morou nas ruas ganha na loteria e paga compras de estranhos em supermercado
Como Matt Damon ajudou o amigo Ben Affleck durante vício e divórcios
Bombeiros resgatam gatinha presa no cano com câmera de endoscopia
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo