Mulheres do ano: Anielle Franco é uma das eleitas pela Time

-
Por Newton Assis
Imagem de capa para Mulheres do ano: Anielle Franco é uma das eleitas pela Time
Anielle Franco está ao lado de outras mulheres poderosas que mudam o mundo! - Foto: Bléia Campos/Divulgação

Uma brasileira guerreira e poderosa! A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, de 38 anos, foi eleita uma das mulheres no ano pela famosa revista norte-americana Time. Ativista dos direitos humanos, ela se tornou mais conhecida por ser irmã da vereadora Marielle Franco, morta em 2018 cujo assassinato aguarda o desfecho.  

Anielle é destaque a publicação da revista por ser uma das mais importantes profissionais a lutarem por igualdade entre mulheres e homens.

Em 2023, a Time elegeu 12 personalidades que representam essa batalha, são elas: Cate Blanchett, Quinta Brunson, Phoebe Bridgers, Mish Alinejad, Olena Shevchenko, Verónica Cruz Sánchez, Angela Bassett, Ramla Ali, Megan Rapinoe, Makiko Ono e Ayisha Sid.

Trajetória brilhante

Após a eleição do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Anielle Franco assumiu o Ministério da Igualdade Racial. Ela participou do grupo técnico de mulheres no governo de transição.

Aos 38 anos, Anielle atuou como professora inglês/português e jornalista com mestrado na área, também é ativista social e é diretora do instituto que leva o nome da irmã.

Desenvolvendo projetos voltados para mulheres LGBTQIAP+, pretas e periféricas, o instituto faz um trabalho de preservar a memória de Marielle e tudo o que ela representou politicamente.

Legado da irmã

Desde a perda da irmã em 2018, Anielle Franco clama por justiça pelo crime e faz ativismo para elucidar o caso, sempre perguntando nas redes sociais a seguinte frase: “quem mandou matar Marielle?”.

Em 2022, a educadora e jornalista publicou “Minha Irmã e Eu”, um livro de memórias que começou a ser escrito desde o assassinato de Marielle. A obra detalha a infância das duas e como foi a vida de duas adolescentes pretas na favela da Maré (RJ).

Além do novo lançamento, Anielle já escreveu outro livro sobre o assunto chamado “Cartas para Marielle”, em 2019. Tratando sobre perda e luto, a publicação conta com escritos da teórica Angela Davis.

Leia mais notícias boas:

Quebrando expectativas

Anielle nasceu na comunidade da Maré, no Rio de Janeiro, sendo um conjunto de comunidades na Zona Norte da capital.

Diferente do que é representado na mídia a respeito de jovens em comunidades carentes, Anielle contrariou a todos e venceu na vida em todos os aspectos.

Sendo um exemplo para tantas outras meninas, a atual ministra possui diversas qualificações. Sendo bacharel em Jornalismo e em Inglês pela Universidade Central da Carolina do Norte.

Anielle é bacharel-licenciada em Inglês/Literatura pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), mestra em Jornalismo e em Inglês pela Universidade da Flórida A&M e mestranda em Relações Étnico-Raciais pela Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A irmã de Marielle Franco agora trabalha para combater desigualdades com mulheres periféricas. - Foto: Bléia Campos/Divulgação

A irmã de Marielle Franco agora trabalha para combater desigualdades contra mulheres periféricas. – Foto: Bléia Campos/Divulgação

Com informações de Marie Claire.