Veja como ensinar os filhos a organizar e desapegar de brinquedos

Hora da diversão x hora da organização! Quem tem filho em casa sabe que os pequenos adoram uma baguncinha com os brinquedos, né? Hoje você vai ver como ensinar os pequenos a organizar os brinquedos e desapegar de quantidade, mesmo porque, quantidade não é qualidade!
E snsinar aos pequenos a desapegar de brinquedos antigos, pode ser um desafio, né mamãe e papai? Às vezes a criança quer ter um montão de coisas para brincar pelo quarto, mas isso talvez não seja tão saudável…
Marie Kondo, empresária e especialista em organização pessoal, explicou como ela ensina suas duas filhas a lidar com essa tarefa doméstica super importante: a sobrecarga de brinquedos.
Comunicação
Para ela, o segredo é comunicação. Marie tem duas filhas, ambas com menos de 8 anos, e a empresária disse que sempre foi muito aberta ao diálogo com suas filhas.
“Antes de tudo, comunico a elas o sentimento de alegria e de como serem seletivas ao escolher brinquedos que gostam”, explicou. “Mas, ao mesmo tempo, estou sempre dizendo a elas que o espaço é finito, não dá para guardar tudo”.
Marie diz ainda que é necessário delimitar limites físicos para que os pequenos entendam que os espaços não são infinitos.
“Quando falamos sobre “Ei, este é o espaço para brinquedos” ou “Este é o espaço para o seu material escolar”, as crianças entendem que o item deve ficar no local definido por ela e pelo adulto”, explicou a empresária.
Leia mais notícias boas
- 14 dicas simples para aumentar sua felicidade: de comer a dormir
- Menino de 7 transforma bullying em gentileza e cria organização
- Veja 12 famosos que fazem boas ações e a gente vira mais fã ainda
Sinais
Para a organizadora pessoal, os espaços dão sinais de que estão ficando muito cheios e é a hora de ensinar os filhos a se desapegarem.
“Acho que isso atinge as crianças e é uma abordagem muito fácil para ajudá-las a entender o momento do desapego: “Ok, este é o meu espaço definido, e se algo for além dele, é aí que temos que deixar ir”, disse.
A empresária afirmou que ela sempre deixa as filhas arrumarem o espaço para perceberam que ele está cheio. É assim, que segundo Marie, as meninas vão criando o senso do desapego e deixam brinquedos antigos “irem embora”.
Marie também tem um filho, nascido em 2021, fruto do relacionamento com o marido Takumi Kawahara. Ela diz sempre buscar um equilíbrio entre a carreira e a vida doméstica.
“A média que você introduz mais membros em sua família ao longo do tempo, acho que inevitavelmente haverá limitações sobre o que você pode fazer fisicamente e quanto tempo você tem”, afirmou.
Com informações de Today.com

Estudante de Pernambuco tira nota máxima tira nota mil na redação do Enem
Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Enem 2025: notas já estão disponíveis na internet; veja como acessar
Homem que morou nas ruas vira advogado e tira da cadeia amigo que deu 1º emprego
Ex-garçom e filho de diarista é empossado como novo diplomata brasileiro no Itamaraty
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas