Idoso de 91 anos faz curso de informática e se torna xodó da turma

Desafio bom é desafio aceito! E, foi assim que um idoso de 91 anos se tornou o queridinho da turma do curso de informática que ele faz ao lado da namorada Helena, de 74 anos. Apesar das dificuldades com o tema totalmente novo para o aposentado Alcides Cruzeiro da Costa, ele é puro entusiasmo, o que acaba contagiando a turma inteira.
Os dois retornaram aos estudos após o neto de Alcides, o Ariston Silva Costa convidá-lo para uma aula. Hoje o idoso é o mais velho da turma e segundo o neto, o avô é um dos alunos mais aplicados e faz questão de comparecer em todas as aulas.
“Eu combinei com ele de fazer a matrícula, aí ele ficou enrolando, dizia que por causa da idade seria complicado, mas hoje ele fica me esperando ansioso para trazê-lo para a aula. Ele me liga e fala para não esquecer de trazer para aula e que já vai ficar pronto, aí eu falo: ‘Vô, pode ficar tranquilo que eu passo e trago o senhor e depois eu levo para casa’”, detalhou o neto Ariston ao Só Notícia Boa.
Paixão pela informática
Ariston contou que o avô nunca foi muito amigo de computadores. Quando ele soube do curso no Senac de Jataí, interior de Goiás, pensou em convidar o idoso. A primeira tentativa falhou, segundo o neto, mas com um pouco mais de conversa, Alcides aceitou o convite para uma aula e se apaixonou pela informática.
As aulas iniciaram em fevereiro e têm duração até maio deste ano. Segundo o neto, Alcides vem se superando a cada dia, pois tudo é novidade para ele.
“Todos os dias, ele e os colegas de turma conquistam um novo conhecimento, já que o computador é um objeto desconhecido para a turma. Agora ele está começando a aprender a manusear o mouse e está trabalhando a coordenação motora, já que esse foi o primeiro contato com o computador, porque até então ele só tinha mexido no celular”, destacou.
O patriarca de uma extensa família já morou na fazenda, trabalhou como açougueiro na cidade de Jataí, tem 11 filhos, 29 netos, 39 bisnetos e dois tataranetos. Ele falou como tem sido o processo de superação e esforço.
“Meu neto Ariston me convidou para vir fazer o curso e na hora que ele falou, eu falei: não vai dar por que estou com a idade já avançada, mas aí devagarzinho é a primeira vez que eu mexo no computador e tá muito bom”, relatou Alcides.
Leia mais notícias boas:
- Idoso de 93 anos termina Maratona de Paris e chora como herói. Vídeo
- Idoso de 81 anos é aprovado em letras na Universidade de Londrina
- Idoso de 101 realiza sonho: formado no ensino médio após 80 anos
Xodó da turma
A simpatia e cumplicidade com os amigos de sala tornaram o Alcides o xodó da turma. Ele é inspiração não apenas para os alunos, mas também para quem coordena a instituição.
O presidente do Sistema Fecomércio Sesc e Senac, e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Marcelo Baiocchi, elogiou a disposição do senhor Alcides.
“Vimos que quando a pessoa tem coragem de fazer alguma coisa, as limitações da idade se tornam meros detalhes”, resumiu Baiocchi.
Em seguida, ele acrescentou que: “Participar das aulas garante um aprendizado onde a pessoa conquista não só a evolução intelectual e a lidar com o computador, mas tem um momento de socialização com os colegas e corpo docente da escola e o senhor Alcides está de parabéns pela dedicação no curso de informática”.

Estudante de Pernambuco tira nota máxima tira nota mil na redação do Enem
Brasileiro de 17 anos é contratado pela maior liga de beisebol do mundo
Estudante tira nota máxima na redação do Enem ao citar filme ‘Vitória’ e livro indígena
Plataforma brasileira de educação para autistas ganha prêmio nos Emirados Árabes
Homem sem-teto interrompe entrevista para comemorar aposentadoria; vai sair das ruas
Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura
Empresário bilionário compra condomínio de luxo para trabalhadores morarem
Remake de Dona Beja, novela sucesso da Manchete, tem data de estreia global na HBO Max
Brasileiro mostra marmita que esquenta sozinha, sem microondas, e custa 4 reais; vídeo
Conheça o empresário brasileiro que já plantou 400 mil árvores em risco de extinção no PR
Cachorrinha resgatada com pelos emaranhados ganha tosa, fica linda e é adotada; viralizou
Filha encontra mãe biológica após 37 anos separadas